Em busca do amor-próprio - 9 Passos + dicas

Quem nunca se olhou no espelho e se achou horrível que atire a primeira pedra! É totalmente comum a baixo auto-estima de vez em quando, principalmente em certas idades. Porém sempre procuro dicas pra te dar aquela ajudinha. Se o problema insistir, procure um profissional que possa realmente te ajudar. Se gostar, compartilhe! ♥



1- Sem pensamento negativo: pare de dar importância a tudo que todo mundo fala, e só de ouvidos as críticas construtivas ou de pessoas que realmente se importam com vc. Pare de se criticar e de se ofender. Não se insulte!


2- Não seja perfeccionista (não nesse caso): só Deus é perfeito. Então não tente ser toda perfeita nem por fora e nem por dentro. Busque ser melhor e não perfeito.


3- Veja o lado positivo das coisas: foque num lado positivo de qualquer situação ruim que aconteça. Pensamento positivo atrai coisas positivas. Em situações ruins, busque alguma solução. Afinal todo problema tem solução.


4- Veja tudo de bom que vc tem (e anote): seja interior ou exterior. Veja TUDO de bom que vc tem. Pra quem só se critica no início será um pouquinho hard, mas com a prática meu bem, não há erro. Escreva tudo que gosta em vc, seja o cabelo, seja a bondade, seja a honestidade, seja sua voz, etc.


5- Dê um tempo a vc mesmo: separe um dia da semana, cuide de vc e de seu bem-estar. Cuide dos teus cabelos, pele, unha, faça uma make legal, se divirta, escute músicas, faça exercícios e meditação. Um dia pra se valorizar, cuidar e relaxar!


6- Se recompense: sabe aquele projeto que vc demorou dias e dias pra fazer? Vc terminou e ficou um sucesso! Faça um lanche com várias gostosuras, viaje, saia de casa com algum amigo, compre um livro ou filme que tanto queria. Tudo isso como forma de recompensa a vc mesmo. Além de que, isso te encoraja a fazer mais e mais vezes.



7- Faça afirmações várias vezes durante o dia: no início do dia, se olhe no espelho e veja alguma coisinha em vc que tá demais (tipo seu cabelo ou sua pele, por exemplo). Repita essa afirmação mais de 5 vezes ao dia. Assim seu cérebro vai acreditar nisso e sua auto-estima vai lá pras alturas. No início é bem louco, bizarro e forçado, mas com o tempo se torna natural.


8- Faça coisas agradáveis: ouvir música, dançar, cantar, desenhar, ler, ver filmes e séries, etc. Coisas que vc gosta de fazer! Faça pelo menos uma dessas tarefas uma vez ao dia.


9- Se perdoe: não fica se matando por problemas passados, né? PARA! O que foi, já foi. Quer um futuro bom? Faça do presente bom. Como? Aproveite o máximo o dia, seja na escola, no trabalho ou com seus amigos. Se fez algo errado com alguém, se desculpe e perdoe também. Que isso sirva de lição e aprendizagem e que não se repita. Mas não fica se culpando, quando vc se perdoa e está bem consigo mesmo, nada mais importa. Isso se chama paz interior.


+ Dicas e avisos:
► Vc em primeiro lugar. Entendeu? Nada de deixar de ir num clube, por exemplo, porque sua amiga não vai ou não quer. É claro, que se precisar de verdade, devemos deixar alguns lazeres de lado, mas nada que te impeça de ser feliz.
► Seja confiante: confie que vai conseguir ir bem na prova; confie que vai ficar tudo bem num momento de bad; confie que vai conseguir o que vc tanto quer... Só confie! E seja digno de confiança também.
► Não ande com pessoas chatas, maldosas, grosseiras ou invejosas.
► Pratique todos esses 9 passos e o amor-próprio baterá a sua porta.  Espero ter ajudado! ♥

Baseado em: http://pt.wikihow.com/Amar-a-Si-Mesmo

Comentários

Postar um comentário

Voltar ao topo