Como resolver/lidar com problemas no relacionamento! - 13 Passos ♥

Post bem diferente aqui no blog galera! De vez em quando, trago coisas sobre relacionamentos, porém hoje é um tema mais diferente. A gente sabe que problemas sempre existiram e existirão, e que é difícil resolver-los... Por isso, resolvi reunir dicas de outros sites que achei essencial pra esse post. Espero te ajudar, e que cada dia que se passe os problemas diminuam e que consequentemente apareçam as soluções. Beijos e confiram! ♥






1- Entendam os valores pessoais de cada um. Desentendimentos e conflitos acontecem quando seus valores conflitam com os dos outros, e quando as expectativas não são atendidas. Você pode fazer os outros saberem quais são seus valores falando pra eles. Você pode descobrir os valores dos outros fazendo perguntas ou observando suas atitudes. Saber o que é importante para os outros e para você mesmo evitará conflitos desnecessários.

2- Aprenda a ouvir. Todas as pessoas querem ser levadas a sério e admiradas. Quando você ouve atentamente sem interromper, está demonstrando respeito. Permita que as pessoas contem sobre os livros que leram, as coisas que fizeram e como se sentiram. Ouvir dará a oportunidade de aprender a respeito dos valores e expectativas delas.

3- Evite argumentações. Remova o ego e o orgulho. Nas argumentações, as pessoas querem provar seus pontos de vista usando força, ameaça e intimidação, causando ressentimento. Nessa situação, na verdade ninguém ganha ou se beneficia. Dê um passo atrás e olhe a situação por outro ângulo. Você não está sendo submisso, mas está alterando o desfecho ao deixar que os outros vejam que você está comprometido com o relacionamento. Você deve tentar se comprometer. Perdoe as pessoas quando elas cometem erros. Se você cometeu um erro, admita e peça desculpas com sinceridade.

► Causar ameaça e intimidação, é nada mais e nada menos, que falar coisas do tipo "Você não é homem/mulher suficiente?!", "Se vc não falar (ou fizer) tal coisa, eu acabo com o que temos!", e por aí vai. É sempre importante mostrar pro outro, o que aceitamos e não aceitamos, com cautela e não com insultos e baixarias. Isso só afasta a pessoa e pode piorar o estado do problema.

4- Dê e receba. Dê o que você se sentir confortável e aceite o que os outros podem lhe dar. Contribua com seu tempo e esforço sem ter expectativas de retorno. Quando você fizer o bem aos outros, deixe que isso por si só seja sua recompensa, para não criar ressentimentos.

► Criar expetativas é um grande erro, já que muitas vezes nosso "desejo" da expetativa não é atendido, e aí começamos achar que o erro está na gente ou no outro... O problema é sua cabeça que insiste em inventar fantasias. Seja otimista com o pé no chão, e aceite o que a pessoa pode te dar. E se pra vc não é o suficiente, talvez uma boa conversa será suficiente ou, essa pessoa, não é a do seu destino.

5- Compartilhe seus sentimentos. Peça o que você quer e precisa. As pessoas não podem ler sua mente. Faça seu pedido com um sorriso, seja direto e não use “pistas”. Comunique-se e compartilhe seus pensamentos e sentimentos com eles. Abra-se e seja claro para que eles o entendam. Se fechar não é bom. Quando vc se fecha, vc nunca dá brechas pra pessoa te conhecer... E se ela não te conhecer, ela simplesmente cansa e vai embora da sua vida.

6- Desenvolva confiança. A confiança é a base dos relacionamentos saudáveis. Mantenha suas promessas. Após ter adquirido a confiança das pessoas, será possível ter relacionamentos saudáveis. Seja digno de confiança e confie também! Nada de ser idiota, porém confiar é um dos maiores itens pra uma relação feliz. E, se um dia, esse alguém fizer algo que fuja de sua confiança (tendo consciência disso), quem ficará com consciência pesada será o outro e não vc! 

7- Tenha em mente que ninguém é perfeito. Defeitos sempre existirão... Cabe a você decidir se irá amá-los e/ou aceitá-los.

8- Identifique os motivos das últimas discussões. Cada briga, por mais superficial que pareça tem um verdadeiro motivo de fundo que não foi falado no seu momento. Devem tratar de identificar esse problema para o poder resolver, questionarem-se se se trata de um motivo real e se a situação era motivo para reagir dessa forma. Quanto mais vc "guardar pra si" alguma coisa aparentemente errada, mais vc ficará remoendo e aí, no momento de estresse, vc explode e dá tudo errado. Por isso se vc viu algo que não curtiu, fale assim que der... Calma, cautela e sabedoria nessa hora, e lembre-se de usar tons e palavras amorosas. Nada se resolve brigando ou gritando! Tratem de melhorar a comunicação. Uma boa comunicação é uma das bases de toda a relação. Falar das coisas a tempo evita interpretações erradas, raiva silenciosa e sobretudo rancores. É importante evitar que nas discussões surjam temas do passado. Cada situação tem que ser única e resolver-se no momento.

9- Reconheçam os erros do casal para resolver os problemas. Quando estiver consciente que cometeu um erro, não evite de o assumir. Assumir os erros irá fortalecer a relação, e permitir-lhes aprender e crescer. É importante falar de como se sentem e o motivo que os levou a atuar dessa forma. A pessoa erra, mas você também erra... Saiba perdoar e pedir perdão.

10- Pensem nos aspetos positivos. Pensem em tudo o que amam na vossa relação e o que os levou a que hoje queiram resolver os problemas. Isso te poupa de mais brigas e problemas, e te faz lembrar o quanto o outro e vc, são especiais.

11- Vivam o presente. Uma vez resolvida a discussão, deixem tudo o que tenha a ver com o passado para trás, foquem-se no presente e apostem nisso. Não se esqueçam dos projetos juntos, os momentos partilhados e todas aquelas coisas que os fazem felizes.

12- Busque soluções. Para tudo existe uma solução. Assim, qualquer problema pode ser resolvido, a única coisa que pode mudar é o resultado, conforme a solução escolhida. Avalie em cada caso qual a melhor atitude a ser tomada perante os obstáculos; caso contrário, as pessoas podem sair magoadas e o seu relacionamento pode chegar ao fim.

13- Reafirme o compromisso com ele. É provável que vocês dois estejam muito inseguros com o relacionamento neste momento.
Sim, vocês dois concordaram em ficar juntos e você sabe que o seu relacionamento está mais forte por causa de todo o sofrimento que você passou. Mas você está confiante que consegue fazer dar certo de agora em diante? Para resolver seus problemas de relacionamento sem terminar, você precisa reafirmar seu compromisso com ele. Seu namorado também precisa reafirmar esse compromisso. Vocês podem talvez programar uma noite super romântica (e muito mais especial do que o normal) ou fazer a promessa de continuarem juntos para sempre, mas você deve reafirmar o compromisso de uma maneira que você acha certa. Isso vai fazer você se sentir muito mais próximo dele e ele de você. Também vai dissolver qualquer preocupação que vocês dois ainda tem. Quanto mais vocês se comportarem como um casal que está apaixonado, mais verdadeiro isso fica. Você só tem que lembrar o que você ama nele, como ele faz você se sentir e como é incrível quando vocês dois estão juntos. Não vai ser fácil ou rápido, mas vai valer a pena
Espero ter ajudado! Boa sorte e até! ♥
Dicas baseadas em:

 https://relacoes.umcomo.com.br/artigo/como-resolver-problemas-de-relacionamentos-3297.html

https://atitude.com/como-lidar-com-problemas-relacionamento/

https://pt.wikihow.com/Resolver-Problemas-de-Relacionamento

https://autoajudaemfoco.com.br/namoro-e-casamento/como-resolver-problemas-no-relacionamento-sem-terminar-com-ele

Comentários

  1. Amei o post. Amei as dicas todas são essências pra um bom relacionamento.
    Beijos

    https://glamour-02.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Essas dicas me ajudaram muito na minha relação e eu to voltando aqui só pra agradecer o que fizeram com o meu relacionamento. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que gracinha! Fico tão feliz em saber que ajudei... obrigada você pela confiança, querida! <3 Muito amor pra ti!

      Excluir

Postar um comentário

Voltar ao topo