Como fazer um bom resumo? Dicas, truques e ideias! 📑

Oi pessoinha, tudo bem? É sempre importante estudarmos independente se estamos na escola, faculdade, trabalho, curso, ou até mesmo no momento, sem exercer nenhuma das funções anteriores. É bom estudar várias coisas, especialmente aquelas mais usadas na área que vc exerce/pretende exercer e o que vc mais gosta.  Os resumos são ótimos para facilitar nossa aprendizagem, quando feitos de maneira correta. Então trouxe um post, ensinando a fazer um bom resumo! 




1- Leia textos referentes ao conteúdo antes de fazer seu resumo, se necessário, releia, assim vc vai conseguir captar melhor as informações mais importantes.

2- Se necessário, grife no texto as partes mais importantes, e da partir dos seus grifamentos, ficará mais fácil montar seu resumo.

3- Faça subtítulos, pois dividindo a matéria por partes, fica mais fácil de se lembrar e organizar.

4- Se vc prefere montar seu resumo em forma de texto (como de uma redação) vc pode, o ideal é usar a técnica mais prática de acordo com sua forma de aprendizado. Mas minha dica, é que invés de fazer um texto, faça seu resumo separado com setas, estrelas ou demais figuras, de forma que dê cada informação numa linha.

5- Às vezes numa prova, vc encontra umas palavras diferentes, por isso, sempre procure os significados de palavras desconhecidas.

6-  Palavras-chave também são muito úteis! Talvez vc não lembre de uma determinada parte importante da matéria, mas se lembra de uma simples palavrinha que se liga com outras,e pronto, você já sabe a resposta! Sempre que sentir que num texto existem palavras que podem te ajudar recordar algo importante depois, grife-as e se lembre sempre delas!

7- Crie suas próprias siglas e códigos, assim, ficará mais fácil para aprender alguma coisa que de forma original era difícil de se recordar,e que agora, é fácil porque vc usou sua própria linguagem!

8- As cores também são muito importantes! Sem exagero, claro, coloque cores bonitas para títulos e subtítulos, e para o conteúdo em si, uma cor básica como preto ou azul. Fazer letras diferentes e legíveis também colabora muito!

9- Faça esquemas e/ou gráficos com pequenas ideias e informações, usando também, a dica das palavras-chave. Colora bem bonitinho esse seu esquema, faça traços bonitos, que te dê facilidade para visualizar e prazer em estudar e aprender.

10- Escreva pequenas notas no cantinho da folha. Para separá-lo das demais escritas, use balõezinhos, quadrinhos... Nessas notas podem ser escrito informações ainda mais resumidinhas ou acréscimos de algo que não foi especificado antes.

Se inspire e mostre o seu também! ♥
P.S: Imagens do Google, caso seja sua, favor avisar para eu remover ou pôr créditos.













Então foram essas as dicas que dei HOJE e que uso! Espero que te ajude e que tenha gostado do post. Se quiser mais posts como esse, comente aqui. Beijinhos e até! ♥



Comentários

Voltar ao topo