Entender como funciona o crescimento capilar fará toda a diferença para atingir seus objetivos com suas madeixas, seja para acelerar a transição capilar ou até mesmo para dar uma renovada no visual. Nesse post você aprenderá tudo que é fundamental para alcançar o tão sonhado cabelão, de modo que fiquem mais saudáveis e fortes. Venha comigo!
Para facilitar a organização do post, dividirei o conteúdo em 4 partes- cuidados com o couro cabeludo, cuidados com os fios, cuidados essenciais e cuidados internos. Já anota tudo ou salva este post para revê-lo sempre que necessitar.
PARTE 1- CUIDADOS COM COURO CABELUDO
É através do couro que os fios crescem e se fortificam. Portanto devemos estimulá-lo a crescer saudável e há dois modos de fazer isso, que quando combinados fazem toda a diferença!
- Estimular por meio de massagens: sempre em movimentos circulares, massageie o couro por no mínimo 3 minutinhos. É através dessa massagem que a circulação sanguínea fluirá melhor, fortalecendo os fios.
- Estimular por meio de produtos apropriados: como shampoos, esfoliantes, tônicos... É importante seguir o modo de uso corretamente e não só aplicar os produtos, mas também massagear o couro, pois é assim que o produto penetrará e garantirá resultados.
- Receitinhas caseiras de sucesso:
- Tônico de folha de goiaba: pegue em média 4 folhinhas e lave-as direitinho. Ponha na água fervente e deixe até o chá ficar bem pigmentado. Passe para algum pote ou borrifador e aplique no couro cabeludo. Você pode aplicar com o cabelo ainda seco e sujo, deixe agindo por no mínimo 1h e lavar normalmente. Outra forma é aplicar com o cabelo já limpo (seco ou úmido) e deixar agir até a próxima lavagem. Os nutrientes presentes na folha de goiaba agem nos folículos pilosos do couro cabeludo, fortalecendo e acelerando o crescimento dos fios, prevenindo e diminuindo a queda. Faça a aplicação de 1-3 vezes por semana durante 2 meses, dê pausa de 1 mês e retorne o uso após esse período.
- Tônico de água de arroz com louro e cravos: prepare a água de arroz (em média meio copo de arroz e meio de água filtrada), deixando-a descansar no mínimo por 1 hora. Se possível, deixe descansar 12h, assim o arroz soltar suas propriedades na água. Depois que coar, acrescente em média 3 folhas de louro e 8 cravinhos. Deixe descansar por no mínimo 1h ou até mais, se possível. Depois é só coar e aplicar no couro, massageando bem. Você pode aplicar com o cabelo ainda seco e sujo, deixe agindo por no mínimo 1h e lavar normalmente. Outra forma é aplicar com o cabelo já limpo (seco ou úmido) e deixar agir até a próxima lavagem. Faça a aplicação de 1-3 vezes por semana durante 2 meses, dê pausa de 1 mês e retorne o uso após esse período.
- Esfoliação com fubá: misture algum shampoo de sua preferência em um potinho com fubá. Não tem uma quantidade certinha, o importante é ter mais shampoo que fubá e o fubá deve ser suficiente para todo cabelo. Molhe os cabelos, aplique no couro a mistura e massageie bem, deixe agir 3 minutinhos e enxague. Lave mais 1 vez (ou até mais) com o shampoo puro e siga esse cuidado apenas 1 vez por mês. A esfoliação remove resíduos e sujeiras, além de estimular a circulação sanguínea.
- Umectação: escolha um ou mais óleos vegetais de sua preferência e aplique no couro ainda seco e sujo, deixando agir por no mínimo 1h. Depois lave bem com shampoo (uma dica é diluir uma parte do shampoo com água, massagear o couro e deixar agir 5 minutos, para garantir a limpeza ideal, depois você pode repetir o processo até o cabelo estar limpo e sem oleosidade) e faça a umectação em uma média de 15 em 15 dias (para cabelos mais oleosos, o ideal é umectar menos vezes, para cabelos mais secos ou normais, pode umectar mais vezes).
PARTE 2- CUIDADOS COM OS FIOS
Não vai adiantar você cuidar do couro cabeludo direitinho, se deixar os fios de lado. Você precisa cuidar deles para mantê-los saudáveis e fortalecidos.
- Nunca deixe de usar condicionador, exceto se usar alguma máscara que já seja condicionante. É o condicionador que fecha e sela as cutículas, prevenindo pontas duplas e espigadas.
- Faça uso do cronograma capilar, pois através dele você consegue repor os nutrientes que o cabelo necessita por meio da hidratação, nutrição e reconstrução.
- Corte as pontinhas no mínimo de 3 em 3 meses, para mantê-los aparados e bonitinhos. Não espere o cabelo estar todo danificado ou cheio de pontas duplas, pois assim, será necessário cortar muito e isso irá diminuir o comprimento.
- Evite excesso de calor e sempre proteja seus fios antes com um protetor térmico e finalize com algum óleo reparador.
PARTE 3- CUIDADOS ESSENCIAIS
Se você já cuida bem de todo seu cabelo, desde o couro até as pontas, é necessário levar em consideração alguns pontos que parecem bobos, mas são extremamente importantes. São eles:
- Tenha muito cuidado ao pentear, principalmente quando o cabelo está mais molhado ou seco. Sempre comece desembaraçando as pontas, depois vá subindo até o topo da cabeça.
- Nada de prender ele com força ou ainda molhado... isso fragiliza os fios.
- Evite dormir com ele muito apertado ou solto... faça um coque ou trança frouxinha ou apenas faça um coque falso e coloque dentro de uma touca, preferencialmente de cetim.
- Use os produtos da forma correta, pois se você ficar adaptando muito o modo certo de usar, pode ter um efeito negativo. Respeite o tempo de uso dos produtos, a forma de aplicação etc.
PARTE 4- CUIDADOS INTERNOS
De nada vai adiantar você cuidar bastante do seus cabelos por fora, se não se cuidar por dentro. É imprescindível estar com a saúde em dia, ir no médico regularmente e se manter saudável.
- Beba bastante água.
- Coma bem: frutas, verduras, legumes, folhas...
- Durma bem e descanse.
- Evite excesso de estresse e ansiedade, nossa saúde mental está diretamente ligada com a física. Se cuide, faça coisas que goste e se necessário, peça ajuda de pessoas queridas ou tenha suporte profissional com terapeutas e psicólogos.
Espero que tenha gostado deste conteúdo! Se foi útil para você, me ajude na divulgação! Abraços!
Comentários
Postar um comentário