Dicas & truques para ser um bom aluno e ser mais produtivo nos estudos!

Oi pessoal! Esses dias comecei estudar para me preparar para o Enem, e estudando, descobri diquinhas maravilhosas de um professor virtual! Algumas que irei passar serão baseados nas minhas próprias atitudes (que faço e valem a pena), outras baseadas nas dicas dele e outras baseadas na internet. Seguindo todas dicas ou boa parte delas, suas notas serão maiores, você terá maiores chances de passar no curso que deseja e conseguirá ser mais produtivo e focado nos estudos. Venham conferir!





1- Tenha seu cantinho, seu ambiente próprio. Seja no seu quarto, numa sala, numa biblioteca, não importa. Tenha seu canto e verá como se sentirá mais confortável.



2- Mantenha tudo organizado: papéis, trabalhos, obrigações, cadernos, enfim. Uma ideia boa é sempre antes de começar estudar, fazer uma listinha do que você deseja aprender/fazer no dia. Na medida que for cumprindo, vá riscando cada coisinha.



3- Tenha um planner, bullet journal, agenda ou caderninho para escrever anotações e coisas importantes.



4- Faça suas tarefas com capricho, pois você estudará com mais vontade e aprenderá mais fácil.



5- Se recompense ao aprender algo difícil, como por exemplo, vendo uns episódios de uma série que gosta ou comendo alguma guloseima.



6- Se mantenha calmo e relaxo: durma bem (pelo menos 8 horas) e descanse sempre. Ficar sem dormir faz mal e atrapalha a concentração!



7- Acorde cedo para aproveitar bem todo seu dia, principalmente a manhã que corre tão rápido! Tenha disposição!!



8- Quando quiser aprender algo, fale o que deseja lembrar em voz alta e se olhando no espelho. Essa técnica é top para raciocínio e memorização.



9- Tenha um cronograma de estudos próprio para você. Eu por exemplo, fiz o meu assim>

Segunda- Idioma, curso de digitação
Terça- Redação
Quarta- Aula aleatória
Quinta- Aula aleatória
Sexta- Aula aleatória
Sábado- Revisar

Na parte "Aula aleatória" eu estudo uma matéria por semana. Por exemplo:
Semana 1- matemática
Semana 2- história

► Tendo seu próprio cronograma você se organiza sem pesar sua mente e consegue deixar todas matérias em dia!



10- Lembre-se de não estudar muito e nem pouco. Cá entre nós: estudar 5 minutos é muito fraco, mas estudar umas 7 horas direta, já e demais! Eu recomendo que marque um tempo adequado para você, e que use ele, até onde sua concentração funcionar. Tem dia que estudo 1 hora, outras 3 horas... Depende do meu ânimo, necessidade, memorização e foco!



11- Relaxe entre os estudos também! Se fez uma aula de 30 minutos por exemplo, relaxe por 10 minutinhos e depois continue... Existem várias técnicas por aí que posso trazer aqui no blog futuramente, mas eu amo a técnica Pomodoro. É essa aqui abaixo.



12- Nos domingos não estude. Prefira descansar e se divertir. É importante refrescar a cabeça pelo menos uma vez na semana e fazer o que curtimos. Meditar é ótimo para isso!



13- Se alimente bem e beba muita água. Uma ideia é aproveitar os horários da pausa para se alimentar ou já deixar tudo do seu ladinho, pra não ter que levantar várias vezes.



14- Faça mapa mentais, resumos e semelhantes, para relembrar tudo aprendido. Recomendo fazer isso aos sábados e também recomendo deixá-lo bem bonitinho, colorido e decorado, para facilitar na vontade de aprender!



15- Preste sempre atenção aos detalhes, que fazem toda diferença. Sempre veja uma vídeo-aula para complementar o aprendido na escola. Sempre tire suas dúvidas também!



16- Confie em você! Você é capaz e com esforço, será um aluno bem melhor e com notas exemplares!



Espero que tenham gostado! Um beijo e não se esqueçam que em breve trarei mais dicas hein? Compartilhe com seus amigos e até a próxima! ♥
P.S: Imagens do Pinterest.

Comentários

  1. Realmente, manter a organização faz toda a diferença, assim como ter um cantinho para estudar é essencial. Amei as suas dicas, irá ajudar várias pessoas, tenha certeza ♥

    It's Lizzie

    ResponderExcluir
  2. Ótimas dicas! Vou começar a minha pós esse ano e já deixei anotada.
    www.achatadebatom.com

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito das dicas:))

    O nosso amigo Gil António, diz:- Palavras de amor, que " queimam" ... as palavras

    Bjos
    Votos de uma óptima noite.

    ResponderExcluir
  4. Eu prometi a mim mesma que neste último ano de faculdade vou ser mais organizada que nos outros três, que vou ler e fazer belos resumos de todas as matéria, vamos ver se funciona haha.. Amei suas dicas!

    https://livrosrabiscando.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Esse é meu último ano no ensino médio heheh, vamos ser mais organizadaaassss!

      Excluir
  5. Nossa essa tecnica de estudos ajuda mesmo #Muito legal obrigada

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Voltar ao topo