Minha rotina de SKIN CARE: cuidados, produtos, receitas caseiras etc

Oi oi pessoal! Ter uma pele bonita e saudável é um desejo que todo mundo tem! No meu caso, tenho uma pele oleosa (acredito que seja mista à oleosa, pois nas bochechas não tenho tanta oleosidade como no restante da face) e acneica. Então, os meus cuidados devem ser bem feitos, pois minha pele é considerada sensível. No entanto, devido a pandemia, fica mais difícil estar saindo, por isso estou criando rituais caseiros, com base em pesquisas de confiança (como em sites e vídeos de profissionais). 
O meu rosto tem poros dilatados, muita oleosidade, cravos, manchas e espinhas. É algo que me incomoda demais! Ainda não tive o resultado como desejado, mas já consegui algumas boas melhorias e quis compartilhar toda minha rotina com vocês.
Lembrem-se sempre que cada pele é especial, não queira seguir uma rotina idêntica a minha, pois o que é bom para mim pode não ser para você e vice-versa. Além disso, não sou profissional. Sempre procure um bom dermato e/ou esteticista para te auxiliar! 




Bom, vou compartilhar TUDO com vocês na maior sinceridade do mundo, afinal, não tem razão de mentir e ser desonesta com vocês e comigo mesma. :)

CUIDADOS INTERNOS/SAÚDE

Para se ter uma boa pele, deve-se cuidar, antes de tudo, da nossa saúde. De NADA adianta investir em vários produtos, se você não se cuida por dentro. Por isso, estou adotando alguns cuidados. São eles:

► Beber água: cada corpo requer uma quantia diária de água para se manter hidratado. De acordo com meus cálculos (peso x 35 ml), preciso tomar 1,5 l. Tem dia que bebo até mais, mas normalmente é essa quantidade que SEMPRE tomo. Se engana quem pensa que pode exagerar na água, pois se você beber muuuito mais do que o que seu corpo exige, você acaba pondo para fora todos sais mineiras que conseguiu absorver. Daí o "tiro sai pela culatra"!

► Me alimentar com consciência: não vou dizer que sou mega saudável, pois ainda não sou, comparado com outras pessoas. No entanto, de um tempo para cá, ando me alimentando de forma mais equilibrada. Estou evitando comer besteiras em exagero; estou diminuindo o açúcar em minhas receitas e dia a dia; estou preferindo alimentos mais integrais, naturais e puros; estou aderindo mais ao consumo de alimentos anti-inflamatórios (couve, espinafre, cenoura, laranja, canela etc); estou dosando a quantidade de leite por dia (não consegui tirar de vez o leite de vaca e nem trocar por vegetal, pois aqui na minha cidade tudo é caro. Então, eu me permito ingerir até uma quantidade aceitável por dia); já penso mais ou menos um dia antes o que vou ingerir no próximo dia, para não sair comendo tudo de forma exagerada. 

► Tomar sol da forma certa: o excesso e falta do sol, provoca problemas para nossa saúde e pele. Então, eu tomo sol todos os dias por uns 10-15 minutos aproximadamente, antes das 10h. O ideal é não aplicar protetor, para a pele conseguir absorver a vitamina D. No entanto, como minha pele é muuito sensível, sinto necessidade de passar um pouco, para evitar manchas e mais inflamação.

► Cuidar do emocional: sempre busco trabalhar minha gratidão, calma, autoconfiança... quando você fica sempre com emoções negativas, sua estética em geral se afeta, acredite ou não.

CUIDADOS EXTERNOS

De manhã:
► Minha rotina matinal é sempre a mesma: lavar rosto com sabonete de bebê, aplicar meu tônico caseiro (querem que eu compartilhe com vocês??) para pele acneica e aplicar meu protetor solar.

De tarde:
► Sempre que sinto minha pele muito oleosa, pego um papel higiênico e dou umas pressionadinhas no rosto para remover todo óleo, pois é uma forma de remover o sebo sem tirar meu protetor solar e agredir a pele. Um pouco depois do almoço, reaplico meu protetor (tem dia que esqueço, confesso).

De noite:
► Estou usando óleo de uva para remover toda cor do protetor solar e até mesmo para tratar a oleosidade e acne. Fiquei sabendo que o óleo é emoliente, então peles acneicas e oleosas podem apostar num bom cleasing oil. Mas tenha cuidado: saiba remover muito bem esse óleo, pois se você não tirar direitinho, sua pele vai produzir ainda mais sebo e acnes. Depois de massagear a pele com o óleo de uva e enxaguar, lavo meu rosto com um sabonete próprio para acne e aplico um hidratante. 

Limpeza de pele (uma vez na semana, a noite):
► Lavo meu rosto apenas com água morna.
► Misturo clara de um ovo com uma colher de café de farinha de arroz. Aplico no rosto com um pincel limpo e faço pelo menos 3 camadas de clara e papel higiênico/guardanapo. Depois que seca totalmente, retiro com muuuita delicadeza para não machucar.
► Sem enxaguar a pele, reaplico a clara com farinha de arroz, mas sem usar o papel. Deixo secar e enxáguo fazendo movimentos circulares e com água corrente.
► Aplico hidratante em boa quantidade.

Eventual:
► Se tenho alguma espinha muito inflamada, gosto de antes de aplicar o hidratante, passar um gelinho de chá (verde, camomila, preto) envolto com um paninho por toda pele e região sensível. Além disso, passo minâncora ou pasta d'água por cima da espinha, para conseguir puxar o pus para fora e desinchar.
► Muito raramente, aplico com leves batidinhas o Leite de Colônia da embalagem roxinha ("Tempo de amar"), quando nada consegue controlar a oleosidade da minha pele ou inflamação de alguma espinha. Não é um produto tão indicado, pois tem alto teor de álcool. Porém, como uso uma vez ou outra, nunca tive nenhum problema... pelo contrário! Minha pele agradeceu!
► Algumas vezes na semana, aplico leite de enxofre por todo rosto. Não tenho uma frequência certinha. Uso quando sinto minha pele muito oleosa ou inflamada.
► De vez em quando faço alguma máscara facial. Às veze uso talco com soro, farinha de arroz com mel, aveia com leite desnatado ou soro fisiológico... Quando sinto necessidade!

Quando uso maquiagem: 
► Tenho que demaquilar meu rosto muito bem! Então, se for uma make mais leve, uso um algodão e um demaquilante. Caso seja uma make mais "pesada", uso o óleo de uva massageando com minhas mãos. Depois, aplico uma água micelar para garantir uma boa limpeza. Lavo meu rosto com um sabonete e hidrato!

PEQUENOS CUIDADOS

Existem alguns cuidados muitas vezes ignorados pelas pessoas, mas de extrema importância. São eles:
► Lavar suas mãos, dedos e unhas antes de tocar ou lavar o rosto;
► Evitar encostar no rosto ou cutucar espinhas;
► Molhar bastante o rosto antes de aplicar o sabonete (isso limpa melhor a pele e agride menos);
► Massagear bem o sabonete (aproximadamente 1 min) e outros produtos, para garantir um bom resultado;
► Sempre enxaguar bem os produtos que requerem enxague;
► Secar o rosto com uma toalha de rosto bem fofinha individual ou com papel toalha/higiênico. Nunca esfregue!

PRODUTOS UTILIZADOS
Bom, agora sim vou mostrar as imagens dos produtinhos. Confiram! :)
P.S: imagens de minha autoria.


Uso o meu sabonete de bebê de manhã. Não gosto de usar em barra, pois acaba sendo menos higiênico e não dá para dividir com ninguém, caso eu queira. Então, eu corto um pedaço do sabonete, parto em vários pedacinhos e esquento aproximadamente uns 150 ml de água e deixo os pedacinhos nesta água fervida. Depois que todos pedaços derretem, o sabonete vira líquido e aí eu coloco ele num potinho.

Este é o meu protetor solar. Ele é bem sequinho, tem uma cor que se adapta bem aos tons de pele e tem proteção 60! A única coisa que senti, é que tanto ele, quanto o sabonete da mesma marca, deixaram meu nariz um pouco mais oleoso. Tirando isso, sem defeitos! Ele deixa minha pele bem macia e seca! Lembrando: aplico ele depois do meu tônico caseiro antiacne (não mostrei meu tônico, pois pretendo fazer um post ensinando).

O óleo de uva é indicado para usar na pele, tanto do corpo, quanto do rosto. Este não é puro, na sua composição tem óleo mineral. Fiquei com receio do óleo mineral prejudicar minha pele, porém pesquisando na internet, vi que ele não causa mal algum. Pelo contrário: pode ser um grande aliado nos cuidados com a pele! Este óleo de uva pode ser usado no cabelo e em estrias também! 
Uso este sabonete a noite, após massagear o rosto com óleo de uva. Senti que ele refresca muito a pele e dá uma desinflamada nas acnes também. No inicio, senti que meu rosto pipocou ainda mais espinhas, mas agora, elas estão saindo. Acredito que este produto realmente limpa a pele profundamente! Este sabonete é super indicado por dermatos, sua composição é muito boa!


Este gel é beeeem sequinho! Ele não hidrata tão profundamente, mas rostos oleosos como o meu, agradecem! Muito maravilhoso! 
Este é o leite de enxofre, produto que uso algumas vezes na semana. Ao passar no rosto, o cheiro me lembra a pomada Minâncora. Depois que seca, fica com um cheiro de enxofre, mas é suportável.


Este sabonete eu usava antes de chegar o meu novo. Não fez mal algum para minha pele, mas também não vi resultados surpreendentes. Como ainda restou um pouquinho, uso de vez em quando, tipo nos dias de limpeza de pele ou quando meu nariz tá muito oleoso, pois ele controla mais a oleosidade do meu nariz do que o meu sabonete atual.
Quando minha maquiagem é bem leve, uso esse produto para demaquilar. Depois aplico minha água micelar da Abelha Rainha. Não tirei foto, pois como o produto acabou, joguei a embalagem fora!


Uso este produto uma vez ou outra, como expliquei lá em cima.


Bom, foi isso por hoje! Se eu mudar minha rotina, farei um novo post. Até lá, manterei os mesmos cuidados. Espero que minha pele agradeça ainda mais! ^^
Se você sabe uma dica/receita ou produto muito bom, conta pra gente!
Espero que tenha gostado e até a próxima! :)

Comentários

Voltar ao topo