Dia 2- Semana do Amor-Próprio💗 #BEDA

 Ontem iniciamos alguns pontos importantes sobre o assunto e hoje irei abordar os primeiros e principais passos para seu caminho rumo ao amor-próprio. Vamos juntos nessa?!



 A princípio você deve analisar quais dos sinais de falta de amor-próprio você tem. Olhe a lista do último post e anote todos aqueles "sintomas" que você se identifica.

 Através desta observação, será mais fácil partir para o próximo passo, que é entender sua origem, história e feridas infantis.

  "Mas o que significa tudo isso e o que tem a ver com meu amor-próprio, Rafa?"

  Bom, todos nós temos, dizendo de forma metafórica, uma espécie de mochila (aprendi isso com a Nathalia Reika, uma profissional incrível), onde é carregado tudo da nossa vida. Tudo que aconteceu, inclusive antes mesmos de nascermos. De coisinha em coisinha, de dor em dor, nossa mochila vai ficando mais e mais pesada e por isso se torna, muitas vezes, impossível carregar. É isso que faz muitas vezes as pessoas desistirem da vida, pois já não aguentam mais esse peso nas próprias costas. A notícia boa é que é totalmente possível mudar isso e esvaziar nossa mochilinha! Só que antes de esvaziá-la, temos que reconhecer o que temos guardada nela.

 Eu ainda tenho na minha mochila: ansiedade, medos, inseguranças, traumas, mágoas... Ainda tenho muito que esvaziar, mas ainda bem que já esvaziei um monte! Sabe como? Calma, vou te ensinar para praticarmos juntos! ♥

Como posso ser mais leve?

 Quem foram seus bisavós, avós e pais? Seus pais te davam o amor que você precisava, eram presentes? Você já se magoou fortemente com alguém? Já sofreu algum abuso físico e/ou emocional? Já perdeu alguém que ama? Já ouviu palavras duras de quem não imaginava? Já se viu sozinho (a) e abandonado (a)?...

 Questões como estas, te farão enxergar mais para dentro de si e para seu histórico de vida. Entender sobre nossos ancestrais, nossos medos e outros sentimentos feridos, farão você ter um bom nível de autoconhecimento. Observe também os seus sonhos, desejos, qualidades, evoluções... 

 "Mas o que o autoconhecimento pode me proporcionar com relação ao amor-próprio?"

 São vários os benefícios do autoconhecimento que estão diretamente ligados com o auto amor. Através do autoconhecimento, você consegue:

- Tomar as rédeas da própria vida: você entende que se não mudar e buscar ser melhor, ninguém fará isso por você. Então você cria forças e vai através da vida dos sonhos.

- Aumentar seu autocontrole e equilíbrio emocional: quando algo chato ocorrer, você sabe lidar com mais calma e discernimento. Além disso, mesmo com um caos ocorrendo, se sente bem e em paz consigo mesmo (a). 

- Tornar-se inteligente emocional: sabe identificar o que está sentindo e por que, além de saber aprender com cada emoção e ocorrido.

- Ser sua fonte de inspiração: você entende que sua vida é única, que você é especial e que já passou por muitos altos e baixos, portanto, consegue vencer qualquer obstáculo.


Meu convite é...

►  Em um caderno ou bloco de notas, anote os sinais de falta de amor-próprio que você tem e busque se conectar com seu "eu" infantil. Uma forma de criar essa conexão, é procurando uma meditação com essa finalidade e vendo fotos de quando era criança. 

► Sempre que vier sentimentos ou pensamentos de culpas, mágoas ou outra coisa, anote tudo em seu caderninho, faça dele um diário de emoções. Ele irá te guiar nessa  trajetória e ao escrever, você externaliza, com isso, se sente mais leve.

► Tenha paciência, pois cada processo é único. Pode ser difícil e demorado se lembrar da sua infância ou pode ser difícil identificar suas qualidades, sonhos... Apenas busque se conectar consigo mesmo (a) da forma que indiquei e deixe fluir... todas respostas virão do jeito certo e na hora certa!


Amanhã irei trazer mais conteúdos sobre o amor-próprio! Quero que hoje você apenas foque em seu autoconhecimento e que continue se explorando dia após dia. Amanhã, vamos falar sobre o que evitar se você almeja se amar. Um beijo!

Comentários

Postar um comentário

Voltar ao topo