Tudo sobre autoestima: o que é e como obter! 💖 #BEDA

Oi amores! Hoje quis trazer um assunto muito importante e que eu amo aprender cada vez mais sobre: autoestima! A autoestima é muito necessária e interfere em tudo na nossa vida. Por isso, hoje iremos conversar sobre o que é, sua importância, sinais de baixa autoestima e como alcançar uma autoestima muito boa. O post de hoje tá muito completo, então recomendo que leia tudo com bastante calma e atenção! 






O que é?
Segundo o dicionário, a autoestima pode ser definida como "qualidade de quem se valoriza, se contenta com seu modo de ser e demonstra, consequentemente, confiança em seus atos e julgamentos". Essa definição está bem fácil de entender e super correta! 
A autoestima está diretamente ligada com seu modo de pensar, sentir, agir, ser... Portanto, vamos identificar agora se você tem uma autoestima baixa.

Sintomas de baixa autoestima:
Alguns sinais são bem comuns, então irei apresentar aqui alguns principais.
- Se vitimizar;
- Dificuldade de se aceitar;
- Muita timidez;
- Medo da rejeição/abandono;
- Necessidade de validação (reconhecimento, elogios, reforços);
- Insegurança;
- Necessidade de controlar os outros;
- Procrastinação e autossabotagem;
- Não se priorizar, se deixar de segundo plano;
- Comparação excessiva;
- Competitividade e inveja;
- Não aceita errar ou receber críticas;
- Sensação de incapacidade/fracasso;
- Diminuir outras pessoas para se sentir bem;
- Se autoafirma o tempo todo (para provar que se ama);
- Perfeccionismo;
- Não reconhece suas vitórias;
- Se culpa por tudo;
- Tem um diálogo interno muito pesado (se xinga, ofende)
- Não confia em ninguém

Como alcançar uma boa autoestima?
Seria muito insensato da minha parte, passar uma receita "mágica", pois isso não existe. O que posso te dizer, é que a autoestima é uma construção diária e que existem várias possibilidades. Ou seja, é a junção de várias coisinhas. 
Irei compartilhar aquelas dicas que considero primordiais e que estão sendo mais potentes para mim.
Não se esqueça que você deve procurar ajuda de um psicólogo para te ajudar a vencer isso!

1- Autoconhecimento: se olhe para dentro de você e perceba:
- o que você realmente gosta?
- o que você realmente não gosta?
- como é sua visão da sua melhor versão?
- quais pontos seu você considera qualidades?
- quais pontos seu você considera defeitos?
- tem vontade de mudar algo no seu interior ou estética?
Através destas respostas, você terá uma boa base para a próxima dica.

2- Se aceite: antes de querer mudar 100 coisas em você, pense bem sobre esses seus desejos e aceite o que puder aceitar. Todos nós temos falhas e limitações. Não existe ninguém perfeito! Aprenda com o passado, deixe ele ir e aceite o que puder aceitar.

3- Seja positivo (a): trabalhe sua mente para focar nas coisas boas, estimule bons pensamentos e se for para criticar, que seja de forma construtiva e agregadora. Sempre que se perceber mega negativo (a) ou duro (a) consigo mesmo (a), respire fundo e mude esses padrões. Cancele suas crenças limitantes, como:
- "Sou feio (a) demais"
- "Não consigo fazer nada direito"
- "Nunca vou ser feliz"
- "Não tenho capacidade, não consigo"

4- Trabalhe sua autoeficácia: é basicamente definir uma ou mais tarefas que vão te dar uma sensação de orgulho de si mesmo (a). O que você gostaria de aprender? O que iria te deixar muito satisfeito (a)? Algumas sugestões para explicar melhor:
- Aprenda tocar um instrumento
- Crie seu próprio livro
- Conclua um curso

5- Mude o que puder mudar: além da aceitação para o que se pode aceitar, mude o que conseguir e querer mudar. Está insatisfeito (a) com seu corpo? Faça atividades físicas! Está se sentindo feio (a)? Comece se arrumar mais! Não se sente inteligente? Então estude, leia e pesquise. Busque solução para seu motivo de insatisfação e não reclamações.

6- Selecione seu círculo de convivência: existem pessoas tóxicas demais, que só nos puxam para baixo. Se for possível, feche ciclos, corte laços de algumas relações. Se não for possível, evite se deixar levar por toda toxidade alheia.

7- Seja auto responsável: pare de se sentir vítima, de se achar um ser pobre e indefeso. Você é dono (a) da sua vida! Se algumas coisas aconteceram com você, foi porque tinha que ser ou porque você permitiu. Então pare de se lamentar e se responsabilize pelos seus resultados. Aprenda com os erros!

8- Corte a comparação: dane-se se fulano é bem sucedido e tem um emprego sensacional. Se ciclana vive um relacionamento de conto de fadas, bom para ela! Vai viver sua vida! O tempo que você perde bisbilhotando e pensando na vida do outro, poderia ter sido investido em você. Use essas pessoas como inspiração para ir além e não para se comparar e sentir inveja ou ciúme.

9- Pratique a solitude: diferentemente da solidão, a solitude é a capacidade de curtir sua própria companhia e não se sentir só. Fique sozinho (a) um pouco todos os dias e se mime. Pratique o autocuidado!

10- Não espere a motivação chegar: se você está sem forças, vai lá e faz do mesmo jeito! É mais comum ficarmos sem vontade do que com vontade de fazer as coisas. Então, se dedique e seja determinado (a). Trabalhe hoje, a partir de agora, na sua melhor versão e na construção de uma incrível autoestima.

Você merece, pode e vai conseguir ter uma autoestima sensacional, desde que acredite em você e se empenhe nisso diariamente. Estamos todos juntos nesta!
Se gostou do post, deixa um comentário. Vamos apoiar um ao outro! Além disso, se sinta à vontade para compartilhar sugestões de conteúdos para eu criar aqui no blog, afinal, estamos em BEDA (posts novos todos os dias)! ♥

Comentários

  1. Nossa, você escreve muito bem! Muito clara e objetivamente! Há uns meses eu entrei em um grupo de Autodesenvolvimento, pra melhorar questões comigo mesma e a própria psicóloga não foi tão clara kkkk' Acho que vc sintetizou bem os pontos mais importantes. É algo bem gradual: nos pequenos atos do cotidiano que nós aumentamos nossa autoestima, ficamos mais amigas de nós mesmas. Adorei o post! Vou favoritar e ler sempre que eu me sentir pra baixo =)
    Nostalgia Barbie

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Owwwn que liiindaaa! Fiquei muito feliz pelo seu reconhecimento! Muito obrigada e que bom que te ajudei, querida! Sempre que precisar, conte comigo. <3

      Excluir
  2. Que post incrível, Rafa! Simplesmente excelente e completo <3

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Voltar ao topo