Equilíbrio entre corpo e mente: o que significa e como desenvolver? #BEDA

 O equilíbrio é fundamental para o nosso bem estar, mas muitas vezes deixamos de lado pequenos cuidados que são tão importantes, esquecemos de prezar pelo nosso equilíbrio psicológico e com isso nos tornamos mais vulneráveis e vítimas das circunstâncias. Venha comigo, pois neste post falarei mais sobre esse assunto tão necessário!


O que significa equilíbrio mental:

Estado de bem-estar decorrente da libertação da mente de suas tendências aflitivas e negativas, percebendo seu potencial pontos fortes. 

Alcançar o equilíbrio mental não significa não ter pensamentos e emoções negativas, mas não se apegar à eles. Desenvolver o equilíbrio mental nos ajuda a não permitir que situações desagradáveis gerem um amontoado de pensamentos e emoções distorcidos e negativos.

O que significa o equilíbrio físico:

Já o equilíbrio físico consiste em cuidar da sua saúde, do seu corpo por fora também. Isso te permitirá ter mais saúde, disposição, energia, qualidade de vida, mais autoestima, menos ansiedade e estresse. 

Um erro, quando se trata do corpo, é as pessoas colocarem demasiado foco, a ponto de ficarem obcecadas por um corpo com X forma ou de se negarem completamente de qualquer fonte de prazer (como algum tipo de comida), apenas por questões estéticas. 

Você deve encontrar o equilíbrio entre ambos e isso consiste em se cuidar com carinho e persistência, mas sem paranóias.

Como desenvolver o equilíbrio entre corpo e mente?

1- Não se compare: em busca de ter um corpo perfeito e um estilo de vida perfeita, surgem as comparações, principalmente com o advento e progresso das redes sociais... se comparar só te diminui cada vez mais, te faz se sentir frustrada (o) e invejosa (o). Saiba que cada um é único. Se for para se comparar, que seja com quem você era ontem, a fim de ser melhor dia após dia.

2- Xô perfeccionismo: ninguém é perfeito, fuja dessa ideia. Então qual o sentido de querer ser perfeita (o), não aceitar seus erros e falhas? Busque a excelência, ela sim é possível e necessária, ao contrário da perfeição.

3- Ouse sair da sua zona de conforto: pois é fora dela que mora a realização de seus sonhos! É confortável, legal? Muitas vezes não... mas possível, necessário! Comece aos poucos, talvez mudando o visual, comendo algo pela primeira vez, mudar o trajeto para o trabalho... com os tempos suba para níveis mais difíceis. Muitas vezes o que te assusta nem é nada sério assim e você vê isso depois que o enfrenta.

4- Pratique meditação: prática milenar que proporciona diversos benefícios, como por exemplo o controle da ansiedade, menos estresse, mais leveza, foco, concentração e leveza. Basta concentrar-se, observar-se e manter sua mente em paz, sem tantos pensamentos acelerados e distorcidos. No início será bem difícil e com o tempo naturalmente você conseguirá manter o foco. Além disso, coloque atenção no momento presente, viva cada momento com presença, pois a ideia da meditação é chegar em um nível que você aplique no seu dia a dia.

5- Se alimente bem: é importante ingerir alimentos nutritivos, saudáveis. Diminua consumo de industrializados, frituras e doces. Uma alimentação saudável também irá refletir em sua saúde mental, devido as suas propriedades nutritivas. Beba bastante água também!

6- Pratique exercícios físicos: é importante mexer seu corpo, pelo menos 3x na semana. A prática de exercícios proporciona uma série de benefícios para o corpo e mente!


Dessas 6 dicas, qual você sente que mais precisa seguir? Por aqui a dica 5!

Comentários

Postar um comentário

Voltar ao topo