GUIA DA ACNE: o que é, tipos, tratamentos e mais!

A acne é uma doença de pele decorrente da obstrução das glândulas, que provoca uma reação inflamatória, ocasionando o aparecimento de cravos, espinhas e/ou cistos. Para tratar a acne é muito importante conhecê-la e é por isso que estou trazendo este post hoje! Aproveite os conhecimentos e dicas abaixo, mas lembre-se sempre de se observar e ter apoio de uma boa profissional, afinal cada caso é um caso. 


Os 4 graus da acne:

Essa inflamação da pele pode ter 4 graus. O primeiro grau é caracterizado pelo aparecimento dos cravos. O segundo grau tem o aparecimento de cravos e espinhas pequenas. A acne grau 3 é composta de cravos e espinhas dolorosas e avermelhadas. Já a acne grau 4 é composta por cistos que além de ser bem dolorosos, podem ser perigosos, provocando queimaduras na pele. 

Acne fúngica, bacteriana ou hormonal?

 A acne pode ser fúngica, bacteriana ou hormonal. A acne fúngica se manifesta com pápulas (que são bolinhas vermelhas semelhantes aos cravos) e ela é proveniente de um fungo. A acne bacteriana também conhecida como acne vulgar é aquela em que apresenta pus e inflamação, provocada por bactérias. A acne hormonal é aquela que é provocada pela alteração hormonal, normalmente aparecem na parte inferior do rosto chamada de zona u (mandíbula, queixo e pescoço). 

Suas principais causas:

Muitos fatores podem provocar a acne e as principais causas são: genética, alteração hormonal, exposição a radiação ultravioleta, instabilidade emocional, uso de cosmético incorreto, medicamento, falta ou excesso de higienização, má alimentação, baixa hidratação etc.

Como prevenir e tratar a acne?

A melhor forma de descobrir o seu tipo de acne e cuidar dela corretamente será se observando e tendo apoio de bons profissionais. Vá ao médico regularmente e faça exames, pois se tiver alguma alteração ele irá te propor o melhor tratamento. Se possível tenha acompanhamento nutricional para desenvolver uma dieta adequada para suas necessidades e objetivos. Por fim, tenha apoio de uma boa dermatologista e ou esteticista que irá te indicar os cosméticos e tratamentos eficazes para sua necessidade. Irei compartilhar algumas dicas que você pode seguir tranquilamente, pois irão te resultar numa melhora ou até mesmo na cura da acne, mas como falei, se observe com apoio profissional.

1- Beba bastante água para que seu corpo e rins funcione bem, afinal a melhor hidratação é aquela que vem de dentro para fora. Multiplique o seu peso por 35 ml e depois que se acostumar com essa quantidade de água mínima por dia você pode aumentar a meta.

2- Diminua o consumo de alimentos que não são saudáveis, como industrializados, carboidratos pobres, açúcares, frituras e também de leites e derivados e carne vermelha, pois esses alimentos aumentam a produção de sebo que consequentemente aumenta a acne. Deixe para comer esses alimentos com moderação e prefira comer frutas, verduras e legumes em geral, principalmente os anti-inflamatórios e antioxidantes. Os anti-inflamatórios vão te ajudar a prevenir e diminuir a inflamação da pele. Aposte em alimentos como por exemplo a couve, gengibre, cúrcuma, cenoura, tomate, alho, maracujá, frutas vermelhas, chá verde, azeite de oliva, peixes... Os alimentos antioxidantes previnem o envelhecimento precoce e aumentam a produção de colágeno que é fundamental para manter a pele firme e saudável. Algumas sugestões: vitamina E (como azeite de oliva, abacate e nozes),betacaroteno (como cenoura, abóbora e mamão), os alimentos ricos em licopeno (tomate, melancia, pitanga). Em geral sempre se observe e se possível com o apoio de uma boa nutricionista.

3- Durma em média de 6 a 8 horas por dia para garantir que você vai descansar e fazer seu corpo recarregar as energias.

4- Cuide do seu estado emocional, pois a saúde mental é tão importante quanto a física e interfere diretamente na física. Sendo assim, se permita descansar, fazer coisas que você gosta, melhorar sua autoestima, desenvolver inteligência emocional e se você está passando por um processo difícil peça ajuda de um psicólogo.

5- Sempre que for lavar seu rosto use água morna ou fria, nunca quente, pois ela irrita a pele podendo provocar o ressecamento excessivo ou oleosidade excessiva. Além disso, só lave o rosto de uma a duas vezes por dia, sendo mais indicado duas vezes por dia em peles acneicas (de manhã ao acordar e de noite antes de dormir). Lavar excessivamente o rosto irá provocar a irritabilidade da barreira cutânea o que aumentará as chances de você possuir mais acne.

6- Evite encostar no seu rosto, afinal as nossas mãos possuem muitas bactérias. Sempre que for tocar no seu rosto para fazer uma limpeza de pele, por exemplo, lave bem as suas mãos.

7- Tenha cuidado também com as coisas que tocam o seu rosto, como por exemplo o celular, uma toalha, uma fronha e o seu cabelo. Mantenha tudo bem higienizado.

8- Nunca cutuque as espinhas, pois isso poderá aumentar a proliferação das bactérias e também a irritabilidade da pele causando manchas e marcas. Existem muitas dicas e produtos que irão te ajudar a secá-las sem prejudicar sua pele, como por exemplo lavar com sabonete anti acne, fazer uso de alguma argila, usar algum secativo ou adesivo hidrocoloide.

9- Tenha uma boa rotina de skincare usando produtos de qualidade e específicos para seu tipo de pele e necessidade. O que toda a pele precisa é de limpeza, hidratação e proteção. Se houver necessidade de ter algum tratamento que seja com acompanhamento dermatológico para evitar possíveis efeitos rebotes. Vou compartilhar abaixo algumas sugestões de dicas, sinta-se à vontade para seguir, mas procure um dermatologista para ele indicar a melhor rotina para o seu caso.

- Assim que acordar lave muito bem o seu rosto com sabonete que tenha na sua composição enxofre, ácido salicílico ou outro ativo anti acne. Molhe sua pele, aplique o produto e massageie por uma média de 30 segundos a um minuto e deixa agir de 30 segundos a um minuto, fazendo isso o produto vai penetrar garantindo uma limpeza muito mais profunda e duradoura. Só tome cuidado, pois se o produto for forte e sua pele estiver sensibilizada, ele pode irritar, então não deixe tempo demais. Logo em seguida enxágue bem a sua pele garantindo que não vai ficar nenhum resquício de produto e seque com carinho com uma toalha limpa e macia ou deixe secar naturalmente.

- Se sua pele estiver sensibilizada/seca, faça uso de um bom hidratante e se possível com ela ainda úmida, assim a hidratação será mais profunda e duradoura. Faça massagem para cima para manter sua pele firme e para ajudar o produto a fixar.

- Nunca pule o protetor solar, é ele que vai proteger sua pele não só contra o sol como também dos raios ultravioletas e luzes invisíveis. Sempre use um protetor que tenha 30 FPS ou mais e reaplique durante o dia para manter a proteção.

- No final do dia faça uso de um bom sabonete ou outro produto da sua preferência. Uma dica extra é apostar na limpeza dupla (cleasing oil ou cleasing balm + sabonete) que irá ajudar a diminuir a oleosidade e prevenir a acne, sendo indicada para qualquer tipo de pele. Logo depois hidrate para repor a água que sua pele perdeu e assim garantir que ela vai se manter saudável e viçosa. Após isso você pode apostar em algum tratamento, mas sempre tome muito cuidado, principalmente se envolver ácidos, pois a utilização incorreta pode ocasionar queimaduras de pele. Não irei me adentrar nesse assunto, pois é mas delicado. Então se observe e tenha sempre apoio de um bom dermatologista.


Se você gostou desse post não se esqueça de compartilhar com alguém que pode se sentir ajudado e se tiver alguma dica extra ou dúvida comente aqui!! Beijos.

Comentários

Postar um comentário

Voltar ao topo