PROJETO RAPUNZEL 2024: dicas e receitas caseiras para o longo dos sonhos!

Um dos meus objetivos para o ano de 2024 é ter o cabelo mais bonito, saudável, encorpado e longo. Devido a isso, já criei um projeto Rapunzel para colocar em prática e irei compartilhar esse projeto aqui para que você também possa colocar em prática e atingir os fios dos seus sonhos!



Cuide da sua saúde

Com sua saúde em dia toda sua estética corresponde de uma forma positiva. Sendo assim, é muito importante beber bastante água, afinal a melhor hidratação que existe é a de dentro para fora; se alimentar com alimentos ricos em vitaminas de forma geral e proteínas; fazer exercícios físicos pelo menos três vezes na semana, pois além de fazer bem para saúde como um todo irá estimular a circulação sanguínea que é um dos fatores primordiais para o aceleramento do crescimento capilar; durmir bem e por último, mas não menos importante, cuidar também da sua saúde mental controlando o estresse e a ansiedade.


Estimule o crescimento pela raiz

Os fios nascem no couro cabeludo, então é a partir dele que você irá estimular o crescimento e o fortalecimento, prevenindo e acabando com a queda. Para estimular o crescimento capilar é muito importante além de cuidar da sua saúde, fazer massagens e usar produtos específicos. 

A massagem deve ser feita com os dedos limpos, usando a ponta deles por todo o couro cabeludo e em movimentos circulares por pelo menos três minutinhos diariamente. Se quiser potencializar você pode apostar em aparelhos de massagem. Na Shein você encontra vários modelos. 

Além da massagem é importante usar produtos que estimule o crescimento da forma correta e que seja específicos para seu tipo de cabelo. Sendo assim: 

  • Mantenha os cabelos limpos usando um shampoo bomba preferencialmente. Deixa a espuma agir por pelo menos três minutos para garantir uma limpeza mais eficiente e para os ativos penetrarem no couro cabeludo e cumprirem sua função. A espuma limpa o comprimento, então não é necessário e não deve ser colocado o shampoo diretamente no fio, pois pode causar o ressecamento e quebra dos mesmos.  
  • Faça pelo menos de 15 em 15 dias uma umectação, pois ela irá proporcionar a nutrição dos fios. Utilize um óleo da sua preferência como de uva, coco ou azeite, por exemplo, aplique nos cabelos ainda sujos massageando bem, deixe agir no mínimo uma hora e depois lave muito bem seus fios.
  • Faça uso de uma a três vezes por semana de um tônico, pode ser comprado ou caseiro, como o de folha de goiaba ou alecrim. 
  • É interessante também uma vez por mês fazer um detox para eliminar qualquer impureza e fazer com que os produtos e cuidados sejam melhores penetrados pelos cabelos. Uma opção caseira muito eficiente é a esfoliação de fubá (misture seu shampoo com fubá e um pouquinho de soro fisiológico ou água, molhe os cabelos e massageie esse esfoliante no couro. Depois enxague e lave apenas com o shampoo e siga os cuidados normalmente) ou a máscara de argila (misture uma argila em pó da sua preferência- eu indico a argila branca- com água ou soro fisiológico. Deixe agir no couro cabeludo por 10 minutos, enxague e continue os cuidados normalmente).


Cuide do comprimento

Cuidar do cumprimento não irá fazer o cabelo crescer mais rápido ou mais forte, mas irá manter os cuidados que você tem, fazendo com que os fios continuem vivos, encorpados e bonitos. Sendo assim:

  • Aposte no cronograma capilar que irá hidratar, nutrir e reconstruir os seus fios.
  • Nunca se esqueça de usar o condicionador no final de todas as lavagens e deixar agir de 1 a 3 minutos, pois é ele que sela as cutículas prevenindo pontas duplas. 
  • Você pode uma vez por semana ou quando sentir necessidade fazer também uma acidificação caseira, usando um pouco de condicionador e vinagre de maçã (para cada duas colheres de condicionador, uma de vinagre) deixando agindo de 3 a 5 minutos e depois enxaguando bem.
  • Evite usar qualquer fonte de calor e se utilizar aplique um bom protetor térmico antes, inclusive antes também de ir para o sol. 
  • De 1 a 3 vezes por dia aplique um óleo reparador nas pontas que irá prevenir pontas duplas e acabar com as secas. 


Cuidados gerais

Além de todos os cuidados que eu compartilhei acima é muito importante se atentar a pequenos cuidados que passam despercebidos mas são muito importantes. São eles: 

  • Fuja da água quente, prefira a água morna ou fria, pois a quente abre as cutículas do fio causando ressecamento e provavelmente mais oleosidade posteriormente.
  • Tenha muito cuidado aos pentear para evitar a quebra dos fios. Comece desembaraçando as pontas e depois penteie todo o comprimento.
  • Nunca durma com cabelo molhado.
  • Nunca prenda seu cabelo com força.


Se você tiver alguma dica extra, receita caseira ou indicação de produto para auxiliar no crescimento e no fortalecimento dos cabelos, comente aqui para que possa servir de sugestão para mim e para outras pessoas que lerem o seu comentário! Um beijo e até a próxima!

Comentários

Voltar ao topo