Neste post vou compartilhar um passo a passo, um guia, para que você possa desenvolver a autoestima e o amor próprio no seu ano e na sua vida. Busque colocar todas as dicas em prática para garantir resultados melhores!
Passo 1- Se conheça e busque sempre se desenvolver:
Para viver qualquer mudança, você precisa pôr em prática essas duas coisas que são a base de tudo. Saiba quem você é hoje e quem almeja ser e dê seu melhor para conseguir alcançar sua melhor versão.
Passo 2- Desenvolva cada pilar da sua autoestima:
A autoestima é formada por 4 pilares principais, sendo eles o autoconceito, autoimagem, autoeficácia e autorreforço. Quanto mais bem trabalhados eles estão, mais autoestima você tem. Pense em uma mesa de 4 apoios. Se uma dessas perninhas quebrarem, a mesa bambeia e pode cair também, não é mesmo? Faça de conta que a sua autoestima é uma mesa e que para ela estar bem fortalecida, todos os 4 pilares precisam ser trabalhados.
Pilar 1- Autoconceito: este pilar é sobre a forma que você pensa a seu respeito. Se você constantemente se diminui e diz coisas depreciativas como "sou desastrada mesmo", "eu só erro, sou um fracasso" ou qualquer outra fala/pensamento familiar, é sinal de que seu autoconceito está abalado. Reforce suas qualidades e garanta outras para lidar com seus pontos fracos, buscando cada dia mais ser sua melhor versão. Além disso, reconheça e troque cada crença negativa por uma positiva a seu respeito.
Pilar 2- Autoimagem: este pilar é sobre como você se vê e sente quanto sua apresentação e estética. Se tem coisas que te incomodam em sua aparência, mude por você e nunca para se encaixar em padrões ou agradar os outros. Sempre priorize sua saúde antes de qualquer intervenção estética. Aceite o que não pode mudar. Se cuide e arrume mais, não a fim de se tornar fútil, mas a fim de se cuidar e se sentir (e ser) ainda mais bonita (o). Busque entender que imagem deseja transmitir aos outros e transmita esta imagem por meio da forma de se vestir, de se arrumar e de se comportar.
Pilar 3- Autoeficácia: é a sua confiança em sua capacidade, sua segurança em si. O mesmo que autoconfiança. Para ser autoconfiante, você precisa reconhecer suas habilidades e capacidades, usando cada uma a seu favor. Além disso, busque novos conhecimentos, pois só a partir disso você sairá da zona de conforto e adquirá a confiança necessária em si mesma (o). Lembre-se de nunca se portar como inferior. Olhe nos olhos, tenha postura e saiba dizer "não" e definir seus limites.
Pilar 4- Autorreforço: este pilar trata do quanto que você cuida de si mesma (o). Para qualquer relação fluir bem, é necessário nutri-la. Você nutre uma relação quando cuida da pessoa, incentiva, ajuda, dá suporte, passa tempo de qualidade com ela... sendo assim, você precisa nutrir a sua relação consigo mesma (o) fazendo este tipo de coisa! É sobre se tratar da forma que gostaria de ser tratada e ser a (o) maior amiga (o) de você mesma (o).
Passo 3: Cuidado com as autossabotagens:
Muitas coisas são consideradas autossabotagens e se tratando de autoestima, as maiores delas, são a comparação, autocrítica e submissão.
Comparação: entenda que todo ser humano é único. Use as pessoas, suas histórias e conquistas como fonte de inspiração e não de inveja. Volte sempre para sua realidade, sem se sentir menos que o outro só porque ainda não chegou lá.
Autocrítica: é importante observar seus erros e falhas a fim de sempre buscar melhorias constantes, mas não em troco de se maltratar. Pare de ser tão dura (o) consigo mesma (o), seja mais gentil, tanto quanto seria com um amigo.
Submissão: não se submeta a ser menos ou a aceitar menos que deseja e merece. Esteja com pessoas que te valorize e SE valorize! Isso significa cortar laços com quem não te trata da forma merecida, encerrar ciclos não só com pessoas, mas com momentos e lugares que não te cabem mais.
Passo 4- Pratique o autocuidado:
E tudo que citei anteriormente são formas de autocuidado. Só que aqui, estou falando mais no sentido de você se cuidar com presença, por fora e por dentro. Isso significa curtir sua própria companhia, fazer o que gosta, ir atrás dos seus sonhos, fazer um spa day e assim por diante. Faça mais coisas por você, afinal você merece!
Seguindo esses 4 passos, sua autoestima se torna outra! Você passa de fato a viver o amor-próprio. Para reforçar tudo que foi aprendido aqui, te convido a passar no meu perfil do Instagram @garota_starfashion e aproveitar cada conteúdo que compartilho sobre esse tema.
Leia mais: AUTOESTIMA E AMOR-PRÓPRIO: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA SE AMAR!
20 DICAS PARA AUMENTAR A AUTOESTIMA + FRASES!
TUDO SOBRE AUTOESTIMA: O QUE É E COMO OBTER!
#10 TAREFAS PARA TER MAIS AUTOESTIMA NA PRÁTICA!
GLOW UP PARA SE RENOVAR, AUMENTAR A AUTOESTIMA E ALCANÇAR SUA MELHOR VERSÃO!
Comentários
Postar um comentário