6 REGRAS FUNDAMENTAIS para um relacionamento amoroso saudável

 Infelizmente, o que mais vemos são pessoas enfurnadas em relações fracassadas, sem potencial nenhum de melhoria e, para piorar, em relacionamentos tóxicos, com abusos físicos e/ou mentais/emocionais. Reconhecer que está numa relação assim e procurar ajuda profissional é fundamental para conseguir sair de forma íntegra e segura. Estando livres de relacionamentos negativos, cure tudo que precisa ser curado em você e se abra para relações que venham a agregar em sua vida e nunca menos do que isso! Portando, nesta postagem de hoje, irei compartilhar algumas dicas que vão te ajudar a viver um relacionamento amoroso de fato saudável e feliz, de acordo com a psicologia. 



1- Comunicação Aberta: Fale sobre seus sentimentos, expectativas e preocupações. Ouvir o outro é tão importante quanto ser ouvido. Saibam dialogar e resolver conflitos com assertividade e esforço mútuo. Entendam: ter conversas difíceis, permite vocês de viverem um relacionamento mais “fácil” e feliz. Se você ou seu (sua) parceiro (a) tem dificuldade em dialogar, é necessário considerar fazer psicoterapia.

2- Respeito Mútuo: Valorize a individualidade do (a) seu (sua) parceiro (a), respeite sua família, amigos, sonhos, medos etc. Respeitar não significa concordar com tudo ou pensar exatamente igual, inclusive impor seus limites é fundamental. Respeitar significa tratar o outro com dignidade, honestidade e empatia.

3- Espaço Pessoal: Em um relacionamento saudável, existem 3 “pessoas”. Você, seu (sua) parceiro (a) e vocês dois como casal. A vida em casal deve ser uma prioridade, mas cada um deve ter seu tempo para si mesmo, seus hobbies e atividades fora do relacionamento, sempre de forma respeitosa, é claro.

4- Apreciação Diária: Pequenos gestos de carinho e reconhecimento fortalecem a conexão. Cada um tem uma forma de demonstrar que ama e cada um tem uma forma de se sentir mais amado, portanto é importante se autoconhecer e também dialogar com o outro no intuito de alinhar essas questões. Recomendo muito a leitura “As 5 linguagens do amor”.

5- Confiança e fidelidade: uma relação séria e fechada, não flui sem confiança e lealdade/fidelidade. Portanto, seja honesto com seu (sua) parceiro (a) e jamais faça com ele (ela) aquilo que não gostaria que fizesse com você. Se ele (ela) deixou claro que não gosta de X coisa, faça questão de respeitar e transmitir essa segurança. Seja digno (a) da confiança do outro, da mesma forma que o outro precisa ser digno da sua.

6- Objetivos Comuns: Trabalhem juntos em metas e sonhos, pois ter um propósito em comum une ainda mais o casal. Vocês podem ser diferentes em muitos aspectos, mas os objetivos de vida devem ser bem alinhados. Imagina se relacionar com uma pessoa que sonha casar e não abre mão disso, enquanto você não compartilha o mesmo sonho e também não está disposta (o) a ceder nisso? A relação se torna pesada, não é mesmo? Para terem um futuro promissor juntos, isso precisa ser construído no presente, para tanto, o alinhamento de valores, princípios e objetivos é fundamental na fase do namoro. Caso não haja um alinhamento, o melhor a se fazer é cada um seguir seu caminho.


E como já dito anteriormente, se hoje vocês enfrentam algo maior de ser resolvido, considerem fazer terapia, mais especificamente, a terapia de casal!

Comentários

Voltar ao topo