Eu completei 23 anos no dia 01/01/2025. Então, para registrar mais uma fase da minha vida, decidi trazer um post muito bacana que já vi algumas vezes pela internet- algumas lições (23) que aprendi aos 23 anos. Espero que de alguma forma eu consiga te inspirar também!
1. Só através de uma boa autoestima conseguirei me se sentir melhor em outros aspectos da vida e também ter relações saudáveis. Precisamos nos respeitar, aceitar, valorizar e amar acima de tudo! Me cuidar é uma forma de elevar minha autoestima e me sentir mais bonita. Meu exterior reflete meu interior, então tenho que cuidar dessas duas partes de mim muito bem.
2. Existem muitas coisas que são terapêuticas (embora não substituam a terapia em si) e que me ajudam a ter mais bem-estar, como cozinhar, ler, estar com pessoas que amo e com meus pets, ajudar o próximo, cuidar do meu corpo etc.
3. Por medo de magoar os outros, muitas vezes eu mesma me magoava e vivi uma batalha interna comigo mesma. A ideia aqui não é ser egoísta e não considerar o sentimento alheio, pois respeitar é uma regra para a vida! No entanto, sempre busque respeitar primeiramente você mesma (o), aprendendo a dizer “não”, definir limites e sair de lugares e relacionamentos que não te fazem bem.
4. Não devo esperar grandes momentos para ser feliz e aproveitar a vida. No dia a dia, podemos buscar e encontrar beleza e alegria, sem esperar por grandes acontecimentos. Vim buscando romantizar minha vida, fazendo coisas simples e especiais, para curtir minha própria companhia e a companhia das pessoas que eu amo e isso foi mágico.
5. Para ouvir minha intuição, preciso calar a voz da paranoia e, para isso, preciso trabalhar minha fé, minha presença plena e desacelerar. No fundo temos respostas para quase tudo, basta nos ouvirmos.
6. Não tem como vencer um medo ou lidar com ele, se não o desafiarmos. Isso significa a fazer o que precisa fazer, mesmo com medo. Comece aos pouquinhos, devagar, mas enfrente-os, pois você é maior do que eles.
7. Muitas vezes as pessoas serão injustas e ingratas e nem sempre elas terão a mesma consideração que eu tenho. Isso é horrível, mas faz parte da vida e não posso controlar. O que posso fazer é decidir ir embora de relacionamentos assim. É melhor estar sozinha do que mal acompanhada. Ter pessoas boas do nosso lado torna nossa vida melhor, mas se o que tenho hoje são pessoas que não me agregam e não me tratam bem, é melhor eu seguir esta caminhada sozinha. Não, não preciso mais me submeter a ser última opção, a ser desrespeitada ou ignorada para ser uma pessoa boa ou para ser feliz. Pelo contrário! Isso só me deixará infeliz, então o melhor a se fazer é não se submeter a tais coisas e pessoas.
8. Feridas não resolvidas se tornam em grandes doenças e isso serve tanto para o aspecto físico (de desenvolver mesmo uma doença real) quanto emocional/mental (desenvolver um transtorno, crises de ansiedade, depressão, dependência...). Sendo assim, te aconselho, sempre que estiver se sentindo mal, se ajude e busque ajuda, trate suas feridas o quanto antes.
9. Sempre é chance de recomeçar e ser feliz! Mesmo que tudo pareça estar dando errado, se tivermos fé, termos paciência e fazermos por onde, conseguiremos atrair boas coisas. Hoje por exemplo, vivo uma relação amorosa super saudável que me faz muito feliz, o que julguei ser muito difícil e distante um dia.
10. Não conseguimos controlar os primeiros pensamentos que surgem em nossa mente, mas podemos administrar os próximos, decidindo se daremos corda para aqueles pensamentos (pensando mais e mais) ou se mudaremos o foco.
11. Não podemos mudar ninguém e há muitas coisas que não podemos controlar. Devemos dar o nosso melhor com o que é de nosso controle e deixar para lá o que não pudermos mudar, pois só assim teremos o mínimo de paz.
12. A autossabotagem te pega de várias formas e muitas delas são sutis. Se você não estiver bem consciente para observar isso e bem decidida (o) quanto aos seus objetivos, a chance de se deixar levar por ela é enorme. Não deixe que o medo, vergonha e comodismo seja maior que sua vontade de crescer e ser feliz.
13. Aprendi que não devo ser imediatista e deixar a ansiedade me controlar, a ponto de tomar decisões precipitadas. Agir com calma e prudência é fundamental para termos uma vida melhor e relações saudáveis.
14. Ninguém tá tão preocupado com você a ponto de você deixar de fazer o que deseja e de ser quem você é para “agradar” alguém. Foque em seus interesses, princípios e propósitos!
15. Estudar nunca é demais e te permitirá se sentir e se tornar mais inteligente e criativa (o). Nos últimos tempos eu não estava me dedicando tanto quanto gostaria aos estudos e isso me fez sentir que eu estava desatualizada e perdendo alguns conhecimentos. Sendo assim, é importante nos atualizarmos do que acontece no mundo e buscar sempre novos conhecimentos.
16. Se sua saúde não vai bem, fica mais difícil as demais coisas irem também. Sendo assim, precisamos cuidar muito bem de nós mesmos, bebendo mais água, comendo com mais equilíbrio, movendo nosso corpo, dormindo bem e indo ao médico regularmente.
17. Se eu quero realizar um sonho, preciso acreditar que sou capaz, ter fé e dar o meu melhor.
18. Talvez não conseguimos compreender certas coisas em determinado momento de nossa vida, mas lá na frente fará sentido. E mesmo que ainda não faça, Deus tem um propósito para tudo.
19. Um ambiente organizado colabora para uma mente e vida mais organizadas. Nunca subestime o poder de deixar tudo limpo e em ordens!
20. Quando faço boas ações isso muda não só o dia de alguém como meu próprio dia! Devemos ser solidários e sempre pregar e fazer o bem.
21. Estamos muito preocupados em falar e falar, mas com muita dificuldade em ouvir. As pessoas gostam de serem ouvidas e quando a gente escuta com atenção, mais ganhamos a confiança dela e independente disso, isso me faz bem.
22. Posso pedir conselhos, mas em muitas situações, só cabe a mim mesma decidir. Muitas vezes eu pedia conselhos já sabendo o que eu queria fazer. Sendo assim, busco pedir conselho e ajuda apenas quando realmente estou perdida.
23. Quando coloco uma boa intenção em cada atitude e hábito, por mais simples que seja, ele se torna muito mais poderoso. Ao invés de simplesmente seguir os hábitos da rotina no automático, comecei a buscar faze-los com mais intenção e tive melhores resultados.
E é claro que aprendi muitas outras coisas, mas registrei aqui as que mais tocaram meu coração ao escrever essa postagem. Sinta-se à vontade para compartilhar algum aprendizado da sua vida comigo aqui nos comentários também!
Comentários
Postar um comentário