Como cuidar da pele do rosto diariamente- Dicas e rotina skin care!

Agora que está no auge conteúdos pela internet sobre skin care, ou melhor dizendo, cuidados faciais, achei interessante conversar com vocês sobre como cuidar corretamente da pele todos os dias de maneira saudável e barata. Vou pontuar neste post os seguintes tópicos:

1- Qual o seu tipo de pele
2- Cuidados básicos para todos tipos de pele
3- Como cuidar do seu tipo de pele
4- Como criar o seu cronograma facial
5- Saúde x Cuidados faciais

Se você se interessou, venha conferir este post!





Eu, assim como muitas pessoas, sempre tive muita dúvida pra saber mais sobre cuidados com a pele. Algumas dúvidas são comuns, por isso, através de muitas pesquisas em fontes confiáveis, obtive algumas respostas que me esclareceram bastante e pode te ajudar também.

"Como descobrir o meu tipo de pele?"

 Existem 4 tipos PRINCIPAIS de pele: normal, seca, oleosa e mista. Além desses 4 tipos principais, existem também as peles acneicas e sensíveis. Vale ressaltar que você pode apresentar mais de um tipo de pele, como por exemplo, oleosa e acneica, mista à oleosa etc. Vale a pena entender sobre essas características e analisar em qual destes casos sua pele mais se assemelha. Lembrando que consultas com dermatologistas, são necessárias.
 Cada pele apresenta características únicas:
. Normal: é a famosa e desejada "pele de bebê". Tem uma aparência sempre limpa e macia. Apresenta poros pouco perceptíveis e viço saudável.
. Seca: é uma pele que não tem hidratação natural. Está sempre descascada, ressecada e sem viço.
. Oleosa: apresenta poros dilatados, muita gordura por todo rosto e possui mais tendência à acne.
. Mista: apresenta oleosidade somente na zona T (testa, nariz e queixo). Nas bochechas e restante do rosto costuma ser normal ou até mesmo seca.
. Acneica: esta pele está sempre apresentando cravos e espinhas.
. Sensível: a sua aparência é avermelhada, irritada e sensível ao usar produtos ou mudar a estação do ano.

"Quais cuidados toda pele precisa?"

Cada pele merece um cuidado especial, no entanto, todas elas possuem alguns cuidados básicos em comum. São eles:
- Limpeza: usar sabonetes que promovem uma boa limpeza de uma a duas vezes ao dia e nunca mais do que isso;
- Hidratação: mesmo que sua pele seja lipídica (oleosa, mista...), ela merece uma boa hidratação de uma a três vezes ao dia;
- Proteção solar: independentemente de estar com sol ou não, passar protetor solar é uma obrigação! O FPS deve ser no mínimo 30.
- Saúde em equilíbrio: irei falar mais sobre isso no tópico "Saúde X Cuidados Faciais". No entanto, toda pele merece ser cuidada de dentro para fora. Isso inclui bons hábitos alimentares e beber bastante água.

"Mas quais cuidados devo ter de acordo com o meu tipo de pele?"

O melhor tipo de cuidado para seu tipo de pele, será orientado melhor por um profissional (dermatologista e/ou esteticista). No entanto, existem algumas dicas gerais que irão te ajudar ter uma boa e simples rotina facial de acordo com seu tipo de pele. 

. Pele normal
- Lavar o rosto uma vez ao dia com um sabonete facial suave ou neutro. 
- Tonificar a pele uma vez ao dia com um tônico equilibrante.
- Hidratar o rosto uma vez ao dia.
- Passar protetor solar.
- Esfoliar a cada duas semanas (por ser uma pele normal, não precisa de esfoliações semanais. No entanto, é necessário manter esse tipo de pele, por isso de 15 em 15 dias é essencial).

. Pele seca
- Lavar o rosto uma vez ao dia com um sabonete facial hidratante. Sabonetes que possuem glicerina na composição, por exemplo, são uma boa opção!
- Tonificar a pele uma vez ao dia com um tônico equilibrante.
- Evitar produtos que tenham álcool na composição e aposte nos mais oleosos.
- Utilizar água termal pelo menos 2 vezes ao dia ou mais.
- Hidratar a pele com um produto mais denso (quanto mais grossinho ou oleoso, mais hidratante).
- Utilizar eventualmente máscaras hidratantes ou rejuvenescedoras (pois por ser seca, essa pele tende a envelhecer precocemente) 

. Pele oleosa
- Lavar o rosto no mínimo uma vez ao dia e no máximo 2 vezes ao dia com um sabonete específico para o controle de oleosidade. Aposte em sabonetes que tenham em sua composição, ácido salicílico, enxofre ou argila verde.
- Tonificar uma ou duas vezes ao dia com um tônico equilibrante.
- Utilizar um tônico adstringente apenas uma vez na semana (pois por ter álcool na composição, pode prejudicar a pele quando usado frequentemente).
- Hidratar também é essencial. Pra isso, vale apostar em hidratantes oil free, com toque seco. Fluidos e séruns também costumam ser uma boa opção por serem mais leves, mas mesmo assim, verifique as indicações do produto (composição, para que tipo de pele etc).
- Aplicar protetor solar toque seco.
- Esfoliar e utilizar máscaras de controle de oleosidade (como a argila verde) uma vez por semana.

. Pele mista
-  Lavar o rosto no mínimo uma vez ao dia e no máximo 2 vezes ao dia com um sabonete específico para a pele mista.
- Tonificar uma vez ou duas vezes ao dia com um tônico equilibrante.
- Utilizar um tônico adstringente a cada 15 dias.
- Hidratar uma vez ao dia com um creme em gel específico para esse tipo de pele. 
- Espumas e mousses de limpeza de pele ou remoção de maquiagem, também vale a pena utilizar para tratar a pele.
- Aplicar protetor solar toque seco.
- Esfoliar uma vez na semana.

. Pele acneica
- Como a maioria das peles acneicas são mistas ou oleosas, seguir as dicas desses tipos de peles, é fundamental. Então se sua pele é oleosa e acneica, siga as dicas referentes a pele oleosa. O mesmo vale para a pele acneica e mista.
- Utilizar produtos que secam ou cicatrizam espinhas.
- Lembre-se de comprar e utilizar produtos com indicação para pele acneica.
- O leite de enxofre é uma boa opção para quem quer tratar a pele. Basta usá-lo diariamente ou algumas dias na semana na parte noturna. No outro dia, você lava com um sabonete específico e segue os outros rituais de beleza.

. Pele sensível
- As pele sensível costumam ser consequência da pele seca. Se for seu caso, siga os passos instrucionais de cuidados com a pele seca. Ainda assim, há casos de pessoas que não possuem pele seca, mas são sensíveis. Se for seu caso, siga as dicas abaixo.
- Cuidado com a composição de seus produtos. Alguns ativos irritam a pele.
- Apostar  sabonetes e produtos suaves ou até mesmo neutros. Leites sem enxágue, são uma boa opção.
- Não fazer uso de adstringentes e outros produtos com álcool na composição.
- Usar hidratantes a base de camomila, aloe vera, glicerina... Uma opção poderosa e super baratinha para substituir o hidratante, é utilizar soro fisiológico na pele. O soro hidrata e acalma a pele sem deixá-la oleosa.
- Utilizar um protetor solar. O sol também pode irritar a pele, portanto, tenha cuidado. 

OBSERVAÇÃO: Em todo tipo de pele é necessário usar um demaquilante para remover maquiagem. Uma dica bem interessante para agredir menos a pele, é apostar em cleasing oil ou cleasing balm. Eles removem toda maquiagem, sujeira e impurezas da pele. Logo após utilizá-lo, lave seu rosto com seu sabonete e siga suas orientações normalmente. Para pessoas que possuem pele lipídica, o uso do cleasing oil ou cleasing balm são ainda mais necessários. Através dele, todo excesso de óleo sairá do rosto, pois somente o sabonete não é capaz de promover uma limpeza tão profunda. Se você não encontrar nenhuma destas opções com um preço acessível, dá para substituí-los por uma demaquilante bifásico.

"Como posso colocar tudo isso na minha rotina de skin care?"

. Você já sabe todos cuidados (ou pelo menos os essenciais e básicos) que sua pele precisa, agora é fácil. Basta programar apenas 5 minutinhos diários na parte matinal e noturna pra colocar as dicas em prática.
. A ordem correta dos produtos, resultará num resultado melhor. De modo geral e brevemente dizendo, o correto é: limpar; tonificar; hidratar; usar protetor solar. Quando for fazer uma limpeza de pele (que pode ser feita semanalmente, quinzenalmente, mensalmente- depende do seu tipo de pele), faça na seguinte ordem: limpar; esfoliar; abrir os poros; extrair cravos (quando necessário); aplicar alguma máscara; tonificar; hidratar; passar protetor solar. IMPORTANTE: prefira fazer esse tipo de limpeza na parte noturna, para evitar que sua pele manche e para garantir um resultado melhor. Se for de noite, não há necessidade de aplicar o protetor.

"Como minha saúde interfere na aparência de minha pele?"

Apenas um bom e confiável médico irá te ajudar certamente com isso. Mas, a nossa saúde precisa estar boa para nossa pele ficar bonita e saudável também. Então:
- Beba água suficiente para seu peso diariamente;
- Se alimente com consciência e saudável;
- Tome um banho de sol eventualmente para adquirir vitamina D.
- Preste atenção nos componentes de seus remédios e dependendo, evite-os.


E vou encerrar o post por aqui. Ufa! Escrevi bastante, mas bem explicadinho! Espero que tenha te ajudado, um super beijo e até a próxima postagem! ♥


Comentários

  1. Super dicas, pior mesmo é deixarmos a preguiça de lado e começar a tratar de nós.
    Valeu :)

    XoXo
    - Helena Primeira
    - Helena Primeira Youtube
    - Primeira Panos

    ResponderExcluir
  2. Nossa que post maravilhoso! Utimamente tenho tido algumas espinhas, volta e meia aparece uma nova, mas no meu caso é saúde mesmo, com a pele não podemos vacilar eu sei! Mas que as vezes da uma preguicinha, dá sim!Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá sim, hahaha! Alimentação conta demais!! Beijinhos. ♥

      Excluir

Postar um comentário

Voltar ao topo