#11 Alimentos que aumentam a imunidade 🍊🍉

Oi pessoal! Manter nossa imunidade lá em cima é de extrema importância sempre, principalmente agora em meio a essa pandemia. Hoje quero compartilhar 11 alimentos que aumentam nossa imunidade!




1- Alho: "Possui alta quantidade de vitaminas A e C, nutrientes que ajudam no bom funcionamento do sistema imunológico. Além dessas vitaminas, possui uma grande quantidade de elementos antioxidantes como selênio, alicina e quercetina, que ajudam na proteção de danos relacionados às infecções e ao envelhecimento. Uma pesquisa, feita em países do sul da Europa, descobriu uma ligação entre a quantidade de ingestão de alho e a redução do risco de desenvolvimento de certos tipos de câncer."

2- Batata-doce: "Contém uma grande quantidade de betacaroteno, antioxidante que atua no corpo para evitar diversos problemas inflamatórios, já que ele se transforma em vitamina A e é usado para produzir o tecido conjuntivo. A batata-doce possui diversas outras propriedades que auxiliam na saúde geral do corpo, por isso é um dos alimentos preferidos de quem deseja levar uma vida saudável."

3- Tomate: "Possui uma substância chamada licopeno que tem ação antioxidante, ajudando a diminuir a produção dos radicais livres e, por causa dela, muitos nutricionistas recomendam o tomate para prevenir alguns tipos de câncer, como o de próstata. Ele deve ser ingerido diariamente, seu consumo em forma de molhos aumenta a concentração do licopeno, principalmente se for molho caseiro, pois nesse preparo a substância sai do tomate e fica retida no óleo."

4- Frutas cítricas: "São ricas em vitaminas que agem diretamente no sistema imunológico, como as C e E. As principais frutas cítricas são: limão, laranja, acerola, morango e kiwi."

5- Alimentos com zinco: "Carnes, cereais integrais, castanhas, sementes e leguminosas (feijão, lentilha, ervilha, grão-de-bico) são ricos em zinco, nutriente que combate resfriados, gripes e outras doenças do sistema imunológico."

►Itens acimas tirados do site "Revista Abrale On-line", clique aqui para conferir.

6- Oleaginosas: "Além de zinco, as nozes, castanhas, amêndoas e óleos vegetais (de girassol, gérmen de trigo, milho e canola) são ricos em vitamina E. Ela é benéfica, principalmente para os idosos, agindo no combate à diminuição da atividade imunológica por conta da idade."

7- Pimenta: "A pimenta é fonte de betacaroneto, substância que se transforma em vitamina A, nutriente que protege o organismo de infecções."

8- Cebola: "A cebola é rica em substâncias anti-inflamatórias, antivirais, antiparasitárias, antibacterianas e antifúngicas, como a alicina, que ainda reduz o risco de alguns tipos de câncer, como o de boca, laringe, esôfago, cólon, mamas, ovário e rins. Por isso, é um ótimo remédio para afastar gripes, resfriados e infecções em geral."

9- Própolis: "O própolis contém proteínas e compostos com capacidade de alterar e regular o sistema imunológico, além dos benefícios de ser antibacteriano e antiviral. O própolis ativa os passos iniciais da resposta imune estimulando receptores específicos e a produção de citocinas, que modulam os mecanismos da imunidade."

10- Óleo de coco: "O ácido láurico e o ácido cáprico, presentes no óleo de coco, tem a propriedade de modular o sistema imunológico, agindo contra fungos, vírus e bactérias. Além disso, uma forma indireta de ele contribuir com a imunidade está na melhora do trabalho do intestino ao eliminar as bactérias ruins."

►Itens acimas tirados do site "Minha Vida", clique aqui para conferir.

11- Mel: "Ajuda o organismo a combater infecções causadas por vírus e bactérias. O mel também ajuda com suas propriedades antissépticas e antibacterianas. No caso da gripe, se usado em chás, o mel pode reduzir a tosse por formar um revestimento na garganta irritada."

►Item acima tirado do site "Jasmine Alimentos", clique aqui para conferir.

Por hoje é só, gostaram das sugestões? Bora lá se cuidar, minha gente! 

Comentários

Voltar ao topo