Antes de mais nada, quero ressaltar que ter ajuda de um psicólogo é necessário, principalmente em caso de alta ansiedade. No mais, confiram e ponham em práticas todas as dicas a seguir, pois tenho certeza que irão conseguir ótimos resultados!
1- Pratique a meditação: a prática diária ajuda muito a controlar sua ansiedade, uma vez que você aprende se conectar com o momento presente e aprende também a voltar sua atenção para o presente mais rápido.
2- Respire: a ansiedade descontrola muito nossa respiração, então controle-a. Respire fundo lentamente por 5 segundos, prenda por 5 segundos e solte por 5 segundos. Faça isso quantas vezes quiser e por quantos segundos você preferir (seja mais ou menos do que 5 segundos).
3- Veja a realidade: quanto estamos ansiosos, nos perdemos no mundo da mente, com coisas que muitas vezes nunca ocorrerão. Portanto, sempre que vier algo negativo, se questione: "isso é real?", "irá me agregar em algo?"... provavelmente não! Então, deixe a fantasia de lado.
4- E se for real?: se seu pensamento/sentimento negativo for real, ou seja, sem ilusão, criação ou paranoia, busque formas de lidar com isso. Se estiver em sua mão resolver, resolva. Se não estiver, entregue nas mãos de Deus/do universo e acredite, pois só assim, você conseguirá se livrar disso.
5- Relaxe o corpo: faça alongamentos, fique com uma boa postura e relaxe seus músculos. Isso ajuda muito, por mais simples que seja!
6- Visualize boas coisas: se você está preocupado (a) com algo, visualize justamente o contrário. Visualize coisas boas acontecendo, problemas sendo solucionados... confie em sua visualização, sinta como se fosse real. Um sentimento muito bom irá inundar seu ser e você estará usando a lei da atração ao seu favor.
7- Observe: olhe os objetos, móveis, coisas ao seu redor. Perceba como são, as cores, os sons, os cheiros. Toque superfícies e sinta as diferentes texturas. Enquanto você faz essa simples técnica, você conduz seu cérebro a focar no que realmente importa- o aqui e agora!
8- Se distraia: descanse, faça o que você gosta! Exerça alguma tarefa que prenda muito a sua atenção, como:
► Ler
► Ouvir músicas
► Dançar/cantar
► Cozinhar
► Ver algum programa/filme/série (de suspense é uma boa opção para manter o foco e distração)
9- Pratique exercícios físicos: quando você mexe seu corpo de qualquer forma, você libera um tipo de hormônio, chamado "endorfina". Sua liberação gera uma sensação de relaxamento, bem-estar e prazer.
10- Faça uma atividade com plena atenção e presença: como falei, focar no presente ajuda muito! Para isso, além das dicas sugeridas, sugiro também que vocês escolham uma ou mais tarefa diária e mantenha seu foco e atenção totalmente nela. Pode ser ao lavar louças, ao comer, ao tomar banho... Sinta o momento, preste atenção e evite distrações.
11- Coma bem, principalmente alimentos calmantes: se alimentar bem é bom em todos sentidos e neste caso, prefira alimentos que gerem calma em seu organismo. Uma fruta que é super acessível e que eu amo, é o maracujá. O chá de erva-doce também é uma boa sugestão, principalmente para quem não gosta de chá, pois seu gosto é mais suave. Fica a dica!
12- Crie um clima agradável: apague as luzes, acenda uma vela bem suave, bata um aromatizador no ambiente, deixe tudo limpo e confortável.
13- Escreva suas emoções: quando você externaliza, muitos coisas se limpam e esclarecem dentro de você. Escreva sobre seus medos, dores, angústias, problemas... isso é muito terapêutico!
14- Desabafe, solucione: como falei, busque formas de solucionar o que está te afligindo. Se realmente não está no seu controle, por que se importar tanto? Deixe para lá! Busque ajuda de profissionais e desabafe com pessoas realmente confiáveis!
Me contem qual dica você mais precisa seguir. Se tiverem mais ideias, compartilhem comigo!
Fantástica Publicação! :))
ResponderExcluir**
"Um coração entre tantos"
Beijo e um excelente Dia. :)
Muito obrigada!
Excluir