Dia 4- Semana do Amor-Próprio💗 #BEDA

 Oi meus amores! Hoje vou dar um passo a passo para vocês finalmente se amarem como devem! Vamos juntos nessa, pois o post está demais! :)



 Existem várias dicas por aí na internet, livros e vídeos motivacionais, mas hoje vou selecionar as que eu considero mais eficazes e imprescindíveis. Além das dicas que vou passar agora, recomendo que leia todos posts da semana do Amor-Próprio, pois fiz cada post numa sequência logica para ajudar vocês!

Vamos para o passo a passo!

1- Se conscientize de quem é agora e quem quer ser: 

 Como falei nos posts anteriores, busque o autoconhecimento. Observe quais são seus pontos fortes e fracos, desejos, medos, sonhos... Analise depois disso, quem você gostaria de ser. Quais características gostaria de adotar/resgatar ou abandonar? Está satisfeito (a) com sua imagem e personalidade? O que gostaria de mudar para se sentir melhor? Anote tudo.


2- Dessas coisas que você quer mudar, quais são possíveis?

  O que te incomoda pode ser mudado de forma saudável ou não? Se for possível mudar sem te prejudicar, mude. Se não, aceite. Todo mundo é humano, ninguém é perfeito!

►Exemplos de mudanças possíveis:

  • Mudar o estilo do cabelo
  • Emagrecer/engordar
  • Ser mais calmo (a), menos estressado (a)
  • Controlar ansiedade
►Exemplos de mudanças desnecessárias:

  • Querer mudar o tamanho do pé
  • Mudar a cor de pele
  • Deixar um traço definido seu totalmente de lado (seriedade, autenticidade...)
IMPORTANTE: quando digo "Deixar um traço definido seu totalmente de lado (seriedade, autenticidade...)", não me refiro que é impossível. Se é um desejo seu, tudo bem, mude! Só deve-se levar em conta que certas qualidades e falhas fazem parte de nós e nos tornam quem somos. Se você buscar acabar com todos os seus defeitos, se sentirá sempre frustrado (a), pois todo ser humano tem defeitos e está tudo certo, pois isso é natural. 
 Além disso, reforço que existem algumas mudanças que podem ser feitas (uma plástica, por exemplo), mas que além de serem extremamente caras, são muito perigosas para saúde. Talvez você tente consertar um traço seu que não gosta e acaba adquirindo um problema maior. Pense bem antes de fazer cada mudança:
- "Isso irá realmente me fazer amar ou é só um 'tapa-buraco'?"
- "Será que isso irá me prejudicar no futuro?"
- "Isso vale minha saúde, bem-estar e vida?"
- "O que é mais fácil: mudar isso ou aceitar?"


3- Mudar e aceitar:
 Como falei anteriormente, mude o que preferir e aceite o que achar válido aceitar. Trabalhe na mudança e/ou aceitação diariamente. Pode ser que os resultados demorem chegar, mas pode ter certeza que com muita persistência, uma hora ele vem! 


4- Trabalhe sua autoeficácia:
 Embasado no tópico anterior, recomendo aqui que você trabalhe na sua capacidade. Quando não nos amamos, sempre duvidamos de nós mesmos. Sempre dizemos frases, como:
- "Isso não é para mim!"
- "Nunca dou sorte na vida..."
- "Não consigo fazer nada."
 Portanto, troque essas crenças e frases negativas por atitudes que irão te fazer acreditar em si mesmo (a). Lembre-se sempre que ninguém irá te tratar de tal forma se você mesmo (a) não se tratar. Deseja credibilidade dos outros com relação a seu potencial? Acredite em você primeiro então!

►Exemplos de trabalho na autoeficácia:

  • Estudar, caso você se considera ignorante
  • Treinar e se alimentar bem, se deseja ter mais saúde e um corpo bonito
  • Ter autocontrole, caso seja impulsivo (a)
 A ideia consiste em trabalhar aquilo que você se considera incapaz. Seu cérebro será condicionado a acreditar em você e vencer limitações e crenças. 

DICA: use suas habilidades a seu favor. Ao reconhecer quais são suas habilidades, você estará buscando seu autoconhecimento, ao usá-las a seu favor, estará adiantando o processo de autoeficácia. Caso não consiga reconhecer nenhuma habilidade, a ideia é ter uma! Então pesquise que tipo de habilidade você admira ou considera importante e busque desenvolvê-la. De todo modo, você estará aprendendo. Seja usando sua habilidade a seu favor e reconhecendo seus pontos fortes ou trabalhando em uma nova habilidade/qualidade em si mesmo (a).


5- Seja atento (a) e presente:
 Ficar remoendo erros e problemas passados, se preocupando com o que virá, só te deixará mal! Aprenda com seus erros e eles nunca mais se repetirão. Quando se lembrar de mágoas e problemas do passado, olhe com admiração por você estar aqui agora...vivendo, superando! Quando se preocupar com o futuro, lembre-se que seu futuro é construído hoje! Portanto, se deseja coisas boas lá na frente, faça o que for possível no momento de agora. Ontem foi seu futuro um dia e agora é passado. Então, como já falei e irei reforçar: o passado não se muda. Aprenda com  que foi! O futuro é feito a partir de hoje. O que estiver nas suas mãos, faça. O que não estiver, entregue para a vida e acredite no melhor. Se perdoe!


Amanhã irei compartilhar mais 5 dicas muito potentes e também umas atividades lá no meu Instagram (se não me segue, é @garota_starfashion). Um beijinho!

Comentários

  1. Amei! Mais um post que todo mundo deveria ler, principalmente essa parte da autoeficácia. A gente se acostuma a reclamar em vez de direcionar nossa energia para as mudanças possíveis! A oração da serenidade é bem sobre isso, para quem é religioso: "Deus, conceda-me a serenidade
    para aceitar as coisas que não posso mudar,
    a coragem para mudar as coisas que posso
    e a sabedoria para discernir uma da outra."
    Nostalgia Barbie

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, amei essa oração e fico extremamente grata por ter compartilhado comigo. Era realmente o que eu precisava ler! Muito obrigada pelo seu comentário, linda! Vou anotar essa oração.♥

      Excluir

Postar um comentário

Voltar ao topo