Setembro Amarelo 💛

 No dia 10 de Setembro de todos os anos, é comemorado o dia mundial de Prevenção do Suicídio. Muitos banalizam essa data, mas ela é extremamente importante. Vamos falar um pouco sobre o Setembro Amarelo? 



Oi pessoal, como vão? O Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015. Vou abordar a minha visão sobre isso e espero de coração que este post possa te ajudar de alguma maneira. 

No Dia das Mães, a gente aproveita e presenteia as mamães conhecidas, prestamos homenagem e o foco vira totalmente para as mulheres que são mães. No Natal, comemoramos o nascimento do menino Jesus, damos presente aos outros e recebemos, fazemos ceias, unimos as famílias. 

Bom, toda data tem seu dia de comemoração, mas isso não quer dizer que durante os outros dias, ela não tenha mais importância. Não é só no Dia das mães que devemos reconhecer como é lindo o amor de uma mãe e parabenizá-las por serem tão maravilhosas. Não é só no Natal que devemos unir a família e demonstrar amor. As datas são apenas marcos ESPECIAIS, mas o certo seria pensar nessas coisas todos os dias. 

Tudo isso que falei foi para chegar no dia da Prevenção do Suicídio: considero essa data muito bonita e interessante, mas o que quero ressaltar é que estar atento(a) sobre esse assunto é importante TODOS OS DIAS e não só uma vez ao ano. 

Todos os dias alguém comete suicídio ou passa por uma tentativa de suicídio. Por isso eu digo que a iniciativa de conscientização deve ser frequente e não rara! 

Muitas vezes vejo as pessoas falando de Setembro Amarelo na intenção de realmente ajudar as pessoas que sofrem e eu particularmente acho isso muito lindo. No entanto, também vemos pessoas que aproveitam essa campanha, justamente por gerar muito engajamento nas redes sociais, para criar posts e receber um bom nível de curtidas, comentários, cliques... OU para passar uma imagem de pessoa certa e solidária, sendo que muitas vezes também pratica maldades... E o que quero dizer com essas "maldades"? Bom, você provavelmente já deve ter vivido ou visto uma situação onde uma pessoa se passava de amiga da outra, mas enchia a mente do outro com negatividade, depreciação, brincadeiras pesadas, agressões... Ninguém gosta de ser colocado para baixo e ninguém sabe o que se passa no coração do outro. Às vezes a pessoa pode sorrir e agir naturalmente, mas por dentro está morrendo. As pessoas sabem fingir e normalmente quem sofre de depressão ou outros problemas, ou deixam super na cara que estão passando por um problema ou sabem esconder isso de modo que ninguém venha perceber. 

Então, se você é uma pessoa que mesmo sem intenção ou de brincadeira, vive o tempo inteiro fazendo piadas de mal gosto ou dizendo "sinceridades" sem o pedido do outro, REVEJA ISSO JÁ!

- Chamar seu amigo de baleia não fará ele emagrecer imediatamente;

- Chamar sua vizinha de palito de dente não fará ela criar um corpo de musa como um toque de mágica;

- Dizer para os outros que determinada pessoa tem XYZ defeitos e é um ser humano terrível, não fará ela se aperfeiçoar do nada;

- Diminuir uma outra pessoa, não te fará melhor!!! 

Às vezes as pequenas " brincadeiras" são ofensas que podem ser a gota d'água para quem está passando por uma dor imensa. 

Se você anda dizendo ou fazendo coisas que visam diminuir o outro, reveja suas atitudes e cuide de você: se estivesse tão bem consigo mesmo (a), com certeza você não estaria falando tanto do outro. Seja feliz, pois sendo feliz, a felicidade ou "defeitos" dos outros não irão ser um incômodo para você.

Se você está sofrendo com pessoas que estão sempre te diminuindo, se você não está conseguindo lidar com seus problemas, busque ajuda: conte com alguém que valha sua confiança, de preferência um (a) bom (a) PSICÓLOGO (A). Terapia não é vergonha, tampouco frescura. Ora, você não vai no médico regularmente para checar sua saúde física? Então ir no psicólogo serve para o mesmo objetivo- a diferença é que o tratamento é para a saúde mental. 

Sem saúde física não existe saúde mental, sem saúde mental não existe saúde física. CUIDE DA SUA SAÚDE! 

Existe sempre alguém que te ama do jeito que você é, mesmo que você pense que está sozinho (a). 

Se livre de pessoas, coisas, situações, memórias, medos e culpas que te colocam pra baixo. Você merece uma vida cheia de surpresas, então apenas viva! 

Não sou psicóloga, mas saiba que estou aqui para o que der e vier. Se você precisa de ajuda e não sabe com quem contar, me mande uma mensagem por e-mail ou por direct (@garota_starfashion). Eu vou fazer questão de te ouvir e ajudar com todo prazer! 

Vamos usar o Setembro Amarelo para realmente espalhar o bem e não por modinha, para aparecer ou se aproveitar do engajamento das redes sociais. 

Vamos nos conscientizar e demonstrar solidariedade e apoio TODOS OS DIAS e não só uma vez por ano. 

Espero que este post tenha te tocado de alguma forma. Um super beijo, se cuidem, Rafa. ❤️

Comentários

  1. Nossa Rafa, você é uma pessoa incrível. Também acho o setembro amarelo super importante e acredito que todos nós temos que pensar nas nossas atitudes, conosco e com os outros. Não se julgar, e nem julgar os outros. Buscar ajuda e também oferecer, se possível. Tomara que as pessoas reflitam bastante sobre a importância desse mês, e demonstrem mais amor. Né? ♥
    Nostalgia Barbie

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Own, que linda! Obrigada querida Carol! ♥ Sim, tomara que todos possam refletir sobre essa situação sempre, não só no mês de Setembro. ♥ É muito importante buscar ajuda e ajudar!

      Excluir
  2. O mundo seria um lugar melhor se todos tivessem um senso de empatia com os outros, risquei muitos "amigos" da minha lista por serem seletivos com as amizades - se gostavam de alguém tratavam bem, se não eram super maus com eles. Ninguém sabe pelo o que o outro tá passando.
    Amei o post

    beijinhos
    Renata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, fez certo! Da mesma forma que foram ruins para outras pessoas, poderiam ter sido para você... não devemos esperar uma amizade nos destruir para nos dar conta de que não vale a pena. :)

      Excluir
  3. amei o artigo
    espero que um dia todo mundo se dê conta da importância desse mês
    amei

    ResponderExcluir
  4. A campanha do setembro amarelo é muito importante mesmo <3 eu tenho depressão, cada dia é uma luta e o apoio é fundamental!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você vai sair dessa, tenho certeza! ♥ Depressão não é frescura. Deve ser tratada com respeito e amor!

      Excluir
  5. essa campanha é muito importante, sempre bom essa conscientização!

    ResponderExcluir
  6. Marcelo deveria ser o ano todo pois esse tipo de campanha precisa ser permanente, pois tem uma pessoas toa sem noção que nem imagina como elas podem atingir as outras. E nesse momento de pandemia o cuidado precisa ser redobrado pois as pessoas estão bem mais sensíveis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fato! Eu mesma me tornei muito mais sensível e ansiosa com essa pandemia. E é aí que a gente vê como as pessoas de fato são... tem muita gente sem empatia, infelizmente!

      Excluir

Postar um comentário

Voltar ao topo