Autoestima e Amor-Próprio: tudo que você precisa saber para SE AMAR! 💕

Você já observou que quando se fala de autoestima ou amor-próprio, a maioria das pessoas associam esses conceitos apenas com a própria estética, como se amar se resumisse apenas em gostar do próprio físico? Esse é um grande equívoco da maioria das pessoas, pois embora a autoestima e amor-próprio sejam conceitos distintos, eles possuem sim uma ligação com a nossa estética, mas não se resume apenas nisso. Tratam-se de coisas mais importantes, uma construção que deve vir de dentro para fora e não o contrário. Neste post você vai entender o que de fato são esses conceitos, além de colocá-los em prática no dia a dia. Vamos lá?!




A princípio, o que é autoestima e amor-próprio?

 A autoestima é a avaliação que você faz de você mesma, com base em suas crenças e emoções, baseados numa perspectiva de fora. Por isso, muitas vezes, a autoestima é moldada com as situações ao nosso redor. Exemplo: se você tem uma baixa autoestima e alguém diz que você é feia, você toma isso como verdade, pois você acredita naquilo. Em contrapartida, se a sua autoestima está em dia, você já não se sente tão atingida (o) pela opinião alheia.
 Já o amor-próprio é o sentimento de estigma, respeito, admiração, dignidade que você sente por você mesma (o). Quando você ama uma pessoa, você sente muitas coisas boas por ela, inclusive admiração, respeito, confiança, interesse, não é mesmo? O mesmo se encaixa no conceito de amor-próprio, só que ao invés de estar amando alguém de fora, você mesma está se amando, compreende? O amor-próprio nunca dependerá de fatores externos, uma vez que é algo voltado ao seu interior e só cabe a você mesma (o).
 Ambas coisas estão diretamente ligadas. Para se ter uma boa autoestima você precisa ter um bom amor-próprio e não o contrário. Se você estiver com o amor-próprio elevado, você conseguirá ter uma boa autoestima, pois não se sentirá tão abalada (o) e dependente de outros fatores e pessoas. Sendo assim, as dicas para ter autoestima são diretamente dependentes das dicas para ter amor-próprio, uma vez que uma boa autoestima é dependente de um bom nível de amor-próprio.
 Em suma, percebe-se que o amor-próprio é a base de tudo- um olhar inteiramente de dentro para fora, depende unicamente de você. É o princípio para se ter uma boa autoestima, uma vez que a autoestima verdadeira depende do amor-próprio. Já a autoestima, é o que compõe essa base- ou melhor dizendo os pilares da autoestima. Os principais pilares são: autoconceito (como você se vê e suas crenças sobre si mesma (o)- conjunto de características, qualidades, pontos fracos...), autoimagem (como você se descreve fisicamente, sua relação com seu corpo...), autoeficácia/autoconfiança (se sentir capaz de realizar algo, se sentir segura (o) de si...), autoreforço (se pôr para cima, se elogiar, se reconhecer, se reforçar...).

Benefícios de se amar:

 Quando você se ama, você consegue melhorar significativamente a sua forma de enxergar a vida, que se torna muito mais leve e positiva; aumentar o nível de bem-estar proveniente da felicidade que você sente; promover mais habilidades sociais (comunicação, postura, facilidade em socializar); ter relações saudáveis; entre outros benefícios.


Quem não se ama...

- Não consegue dizer não;
- Tem dificuldades em dar limites e respeitar os próprios limites;
- Não aceita seus erros;
- Não se sente confiante/suficiente;
- Se inferioriza;
- Permanece em relações/lugares que fazem mal;
- Possui muito ciúmes/inveja das outras pessoas;
- Se compara constantemente;
- É crítico consigo mesmo;
- Não curte a própria companhia;
- É pessimista etc.

 Existem outros sinais, mas esses são os mais comuns. É claro que um ou outro sinal isoladamente, pode não significar nada, mas se você tem muitos sinais citados acima, esteja atenta (o)! 


Como se amar de verdade na prática?

1- Autoconhecimento: significa você saber quem você é, o que e por que você sente X coisa, identificar seus medos e crenças, conhecer seus desejos e sonhos... Para isso você precisa olhar para dentro de você mesma (o) e se observar constantemente. Questionamentos podem te ajudar neste momento! Algumas sugestões: 
- O que eu gosto de fazer no meu tempo livre?
- O que eu não gosto de fazer no dia a dia?
- Quais coisas eu tenho medo? 
- Como é o meu ideal de vida dos sonhos?
- Como seria a minha melhor versão?
- O que eu estou sentindo agora? Quais são as sensações que se passam em meu corpo e quais pensamentos estou tendo?

2- Autodesenvolvimento: isso significa você, a partir do autoconhecimento, buscar melhorar e progredir como ser humano sempre. Então se você identifica que existe alguma característica sua que está te incomodando ou algo na sua vida não está indo bem, coloque seu foco para trabalhar nisso! Reflita: isso é possível de ser mudado de forma saudável e realista? Se sim, o que preciso fazer para melhorar isso? Se não, como aceitar e lidar com isso?

3- Não se compare: ninguém é melhor que você, então deixe essas comparações de lado. Talvez a grama do seu vizinho esteja mais verde porque ele tá cuidando melhor- regando todos os dias, colocando adubo periodicamente... E mesmo que seja sorte: o que muda na sua vida? Absolutamente nada! Use o outro como fonte de inspiração para melhorar, mas jamais queira ser igual ou melhor, pois cada ser humano é único. Se for para se comparar, que seja com você mesma (o), a fim de evoluir sempre (e ainda assim, se compare para querer crescer, mas jamais para se pôr para baixo).

4- Seja gentil com você: ficar se criticando, querendo ser perfeita (o) em tudo, não assumir seus erros ou se culpar por eles, se pôr para baixo... pare já com isso! Saiba sim reconhecer seus erros, falhas e pontos fracos, mas sempre com amor e responsabilidade para melhorar. Deixe de lado os pensamentos e atitudes grosseiras consigo mesma (o). A forma como você se trata dita a forma como os outros irão te tratar. Se você não deseja que os outros te tratem mal, por que você mesma se trata tão mal?

5- Não se submeta a pessoas/situações/coisas/lugares tóxicos: se te faz muito mal, corte, saia de perto, deixe de lado. Se não é possível se desvincular, crie meios de lidar com isso, mas não se deixe levar pela negatividade. Você merece paz e segurança! Se alguma relação está indo mal, mas pode ser resolvida, trabalhe nisso! Se já não depende de você ou se ultrapassou os limites, casque fora e peça ajuda se necessário!

6- Desenvolva inteligência emocional: é ela que irá te fazer reconhecer e lidar bem com suas emoções e sentimentos. ENTENDA: emoções e sentimentos são inatos do ser humano, sendo assim, a única coisa que você consegue fazer é manejá-las, nunca você irá conseguir acabar de vez com elas, justamente por serem naturais do ser humano. É através da inteligência emocional que muitas coisas se resolvem.

7- Faça o que você gosta, vá atrás de seus sonhos, descubra seu propósito: o que te faz bem? O que te alegra ou relaxa? Quais são seus hobbies? O que você deseja conquistar? Como sente que deve colaborar para um mundo melhor? Qual legado você deseja deixar aqui na Terra? Quando você entende e vai em busca de tudo isso, você se preenche. Pare de responsabilizar outras coisas e pessoas pelo seu bem-estar, pois a sua felicidade só depende de você! Não crie condições para ser feliz e estar bem, se responsabilize por isso e corra em busca de tudo isso. 

8- Lide com as coisas difíceis: a vida não é um mar de rosas. Há fases e fases, algumas muito legais e outras não. Aceite essa realidade e lide com as fases chatas. Tudo tem um motivo e você pode usar cada coisa para seu bem. Sabe como? Aprendendo e estando disposta (o) a errar até acertar. Não idealize uma vida perfeita ou uma versão perfeita de si mesma (o). Seja realista!

9- Pratique o autocuidado: em todas suas esferas- físico, mental, emocional, social, espiritual... Cuide de você interna e externamente falando. Sei que é clichê, mas é real- se você mesma (o) não se cuida, como você irá cuidar bem dos outros e será cuidada (o) pelos outros? Pense nisso! Tire todos os dias um tempinho para você, pois com o tempo você se sentirá mais leve e conectada (o) consigo mesma (o).

10- Esteja com seu astral lá em cima: como eu falei, fases difíceis existem, saiba viver e sentir o que tiver que ser, mas saiba também que você tem o poder de passar por cima delas de cabeça erguida. Seja legal com você mesma (o): tenha uma mentalidade poderosa, pense positivo, tenha crenças construtivas, se divirta com as coisas (inclusive as chatas), tenha paciência, se elogie e reconheça seus pontos fortes e conquistas, aceite os elogios das outras pessoas! 

11- Equilibre todos os pilares da autoestima: todos são importantes, por isso, para se ter uma autoestima alta, é preciso equilibrar cada parte que a compõe. Se necessário, dê um pouco mais de foco para o pilar que talvez esteja mais abalado, mas sem negligenciar os demais. 

Tenho certeza que ao entender sobre tudo que eu disse aqui e colocar TODOS OS DIAS as dicas em prática, seu amor-próprio se tornará muito mais alto e sua autoestima será inabalável! Espero que tenha gostado e fique bem! Caso tenha dúvidas, sinta-se à vontade para compartilhar comigo.♥

Comentários

  1. Uma publicação maravilhosa para ler e ter em conta. Adorei :))
    *
    Quantas vezes subo os degraus da minha alma
    *
    Uma noite feliz. Beijo

    ResponderExcluir
  2. Olá, Rafa!

    Que post tão completo! Em que bibliografia se apoiou? Ou, você sabe tudo isso? Evidente que há conceitos que todo o mundo sabe, dicas, etc., mas muito do que aqui está escrito as pessoas desconhecem. Nem sempre conseguimos seguir tudo isso à risca, mas devemos tentar. Freud que estudou nosso consciente e subconsciente, embora fumasse alucinogénios, conhecia bem o ser humano.
    Auto estima e amor próprio, dois conceitos bem associados e que por isso se confundem. O importante é vir de dentro para fora, sem dúvida.

    Abraços e bom resto de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótimo comentário, obrigada pelas palavras! ♥ Isso mesmo, um exercício de olhar para dentro de nós. Não me apoiei em nenhuma bibliografia... eu sou uma pessoa que tenho muitos insights e somo eles com todos aprendizados que já tive. Com isso, resultou esse post completinho! ^^

      Excluir
  3. Bom dia, Rafa!

    Eu não sei fazer comentários de uma linha. Sempre escrevi muito, em todas as circunstâncias. Sou professora de Língua Portuguesa, sabe?
    Meus parabéns, então.
    Estive lendo os que se seguiram a esse e têm todos muita qualidade. Parabéns. Vc é uma menina em relação à minha idade.

    Abraços e um dia feliz.

    Quando quiser e se quiser apareça em meu blog. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh meu Deus que gracinha, muito obrigada pelo carinho! Seu blog é um sucesso também! ♥

      Excluir

Postar um comentário

Voltar ao topo