Rotina e hábitos para combater a ansiedade e depressão!

Se você está passando por um período de desânimo, em que não sente energia e disposição para executar suas tarefas e seguir seu dia, é muito importante reverter essa situação para isso não se tornar um quadro maior e mais sério, como uma depressão, e, se possível, buscar apoio profissional. Nesse post vou compartilhar algumas sugestões de pequenos hábitos que você pode aderir do momento em que acordar até o momento em que for dormir, para assim conseguir ter mais energia e se sentir melhor, combatendo a ansiedade e a depressão! 



1- Defina um horário para acordar e levante assim que o despertador tocar. Quando você fica acionando o botão soneca, além de perder tempo, está reforçando inconscientemente para si mesma (o) a sua preguiça e falta de vontade para levar o seu dia, o que consequentemente fará você se sentir mais desanimada (o).

2- Deixe a luz entrar no seu ambiente, preferencialmente ao natural. Isso te ajudará a despertar melhor e com mais facilidade.

3- Arrume sua cama, pois um ambiente organizado resulta em uma mente mais organizada e assim você evita voltar para ela.

4- Mesmo que fique em casa, se arrume. Quando você fica com pijama ou descabelada (o), isso aciona ainda mais a sua preguiça e baixa autoestima, afinal você não está se cuidando. Não é necessário fazer muito, um simples banho, pentear seus cabelos e colocar uma roupa limpa já é o suficiente.

5- Faça refeições completas e saudáveis. Se você pula refeições, não come direito ou consome muitos industrializados e besteiras, certamente isso irá prejudicar sua saúde e você terá menos energia. Faça um teste: durante um dia inteiro só consuma alimentos nutritivos e você verá a diferença em seu rendimento.

6- Diminua o uso do celular e das redes sociais. Um dos maiores causadores de procrastinação e ansiedade é o uso excessivo das redes sociais que fazem a gente perder tempo e comparar nossa realidade com a "realidade" (entre aspas, pois muitas vezes a realidade não é bem uma realidade de fato e sim uma fachada) de outras pessoas. Evite usar ao acordar e antes de dormir e só faça uso nos momentos que você estiver livre, com moderação e para consumir conteúdos que irão te colocar para cima, te gerar conhecimento e te entreter e não para consumir coisas inúteis ou negativas.

7- Defina micro metas e se comprometa a realizá-las. A ideia aqui não é tanto a atividade em si, mas sim a sua capacidade de decisão e consequentemente de realização após cumprir o que se propôs. Você pode tomar pequenas decisões, como por exemplo, "irei escovar os meus dentes agora", "irei levantar agora", "irei fazer um almoço agora"... Assim você vai tomando o controle da sua própria vida e deixando de lado a autossabotagem e procrastinação.

8- Se exercite: nem que seja através de uma simples caminhada. A prática de exercícios físicos irá aumentar sua vitalidade, força, autoestima e autoconfiança. 

9- Por último, mas não menos importante, a dica é você focar nas coisas boas que você tem, nas coisas boas que acontecem a você, nas coisas boas que você fez e sempre agradecer. Isso certamente lhe dará mais motivação para ir além e consequentemente você se sentirá mais realizada (o). É importante analisar o que não está legal na sua vida a fim de melhorar, mas não coloque seu foco no que você não tem mais ou no que não conquistou ainda. Olhe o copo como meio cheio.


Experimente seguir uma rotina em que todos esses hábitos estejam inclusos e depois me diga se funcionou para você (em modéstia parte, tenho certeza que irá te ajudar). Um super beijo!

Comentários

Postar um comentário

Voltar ao topo