As festas de fim de ano é um momento super especial para celebrar a vida, reforçar nossos valores importantes e reunir pessoas que amamos. Hoje vou compartilhar dicas práticas de decoração, comidas e brincadeiras para te ajudar a transformar esses momentos em lembranças inesquecíveis ao lado de quem ama!
Decoração
Essa parte é uma das minhas favoritas quando se trata do Natal! Uma boa decoração cria um clima perfeito e propício para festejar!
- Aposte em pisca-piscas e luzes, pois elas trazem aquele toque mágico! Você pode usá-los em locais inesperados, como nas plantas da casa, pendurados na varanda, em cortinas e, claro, na árvore de Natal!
- Cores Temáticas: vermelho, verde, dourado, prateado, branco e afins são clássicos natalinos! Siga esse clássico ou inove e escolha uma paleta que combine com você e com o que deseja transmitir, mantendo a harmonia e essência da festa.
- Faça Você Mesmo (DIY): personalize enfeites e dê o seu toque pessoal em bolinhas de natal, meias e outros enfeites.
- Mesa de jantar: Use forro, sousplats, guardanapos decorados, velas e enfeites como pinhas, folhas e fitas. Se preferir, faça uma vila mágica! Inclusive, nas redes sociais, principalmente nos reels do Instagram, aparece muitos DIY para compor mesa! Fazer decorações é uma ótima maneira de entrar no espírito festivo e tornar tudo mais especial e pessoal!
- Árvore: e é claro, um pinheiro não pode faltar! Existem várias formas de decorar um pinheiro ou você pode fazer um bem diferentão (como um de fotos).
Comidas
A parte favorita da maioria das pessoas, não é mesmo? Escolha pratos temáticos que realmente lembrem o Natal ou pratos que as pessoas convidadas costumam gostar.
- Petiscos Temáticos: Sirva entradas com formato de símbolos natalinos, como estrelas, árvores ou renas usando cortadores de biscoitos. Outros petiscos também caem super bem, como espetinhos, capetinha, canapé, pãezinhos, tortinhas...
- Doces típicos: como biscoitos de gengibre ou amanteigados, cookies, brownie, cupcakes natalinos, rabanadas, panetone/chocotone...
- Drinks e Bebidas: em reuniões assim, bebidas diferenciadas caem super bem! Existem opções alcoólicas e não alcoólicas. Não se esqueça do vinho e champanhe que são tradicionais e clássicos que não podem faltar!
- Prato principal: aposte em uma super ceia completa (como por exemplo um frango, lombo ou peru assado, um arroz branquinho ou colorido, uma salada caprichada como uma tropical, farofa, salpicão...) ou um prato único que por si só já é o suficiente (como fricassê, escondidinho, nhoque, tortas e afins).
- Sobremesas: os doces típicos já contam como sobremesas, mas aqui, sugiro que faça um ou mais sobremesas típicas, como pavês (de pêssego, abacaxi), tortas (cheesecake, torta de limão) ou outros doces gelados e cremosos.
Brincadeiras e Dinâmicas:
Essa é uma ótima forma de passar o tempo com boas memórias.
- Amigo Oculto: você pode apostar no clássico amigo oculto (na qual cada um sorteia um participante antecipadamente e presenteia podendo ter ou não um valor médio estimado) ou pode apostar versões diferentes, como o "Amigo da Onça" (em que os presentes são trocados entre todos) ou o "Amigo Secreto temático", onde só são permitidos itens dentro de um tema acordado por todos. Aqui também vale um amigo doce!
- Jogos de Tabuleiro e Cartas: são clássicos e sempre funcionam bem em grupos de diferentes idades. Deixe os jogos em uma mesa para quem quiser se divertir ao longo da festa. Para ficar ainda mais divertido, você pode colocar prêmios ou pequena quantias de valores como prêmio.
- Barra e dinheiro: esta brincadeira consiste em cada integrante deixar na mesa uma barra de chocolate e quantia em dinheiro (acordado entre todos o mesmo valor, como R$10 reais por exemplo). Aí, papéis são sorteados com o nome de cada um. Uma primeira pessoa pega um papel e quem ela tirou é eliminada (não ganhando dinheiro, mas podendo escolher a barra da sua preferência) e assim por diante. Chegando na penúltima ela pode pegar as duas barras restantes, até que a última não ganha barra, mas ganha todo dinheiro!
- Refeição compartilhada: que tal pedir para cada convidado trazer um prato? Assim, todos podem contribuir e conhecer um pouquinho das receitas dos outros, tornando a festa mais colaborativa e variada. Formas diferentes de fazer isso, é sugerindo, por exemplo, que tragam uma refeição/bebida/sobremesa/petisco com a inicial do seu nome.
P.S: imagens retiradas do Pinterest. Se for sua, favor avisar para eu colocar créditos.
Lembre-se de que o verdadeiro espírito das festas de fim de ano está nos momentos compartilhados e no carinho entre as pessoas. Uma decoração charmosa, comidas caprichadas e brincadeiras garantem o clima festivo, mas o que mais vale é a presença e intenção em seus corações! Tenham todos um feliz Natal e ano novo!
Comentários
Postar um comentário