Cronograma mensal de cuidados com o rosto! - Rotina Skincare

 Oi pessoal, como vocês estão? No post de hoje, quis compartilhar com vocês o meu cronograma mensal de cuidados faciais. São coisinhas que faço diariamente que colaboram (e andam colaborando) muito para meu rosto ficar mais saudável e bem cuidado. Não fiz consulta com um dermatologista ainda, mas sei que quando consultar boa parte da minha rotina vai mudar... Mas até lá, continuo seguindo este cronograma. Me baseio MUITO nas dicas da youtuber e dermatologista Patrícia Elias. Ela explica tudo muito bem e depois de seguir suas dicas, já senti uma bela diferença em minha pele. De acordo com os testes que já fiz, minha pele é mista à oleosa. É muito importante descobrir o seu tipo de pele para usar produtos adequados a ela. Um teste muito simples, é picar vários pedacinhos de papel higiênico e tentar colocar sobre todo rosto. Se o papel não "colar" em parte alguma, sua pele é seca ou normal. Se ele "colar" apenas na zona T (testa, nariz e queixo), sua pele é mista. Caso "cole" por todo rosto, sua pele é oleosa. Minha conclusão foi- ele colou na testa e no nariz. Nas bochechas só cola quando tô com muito calor, no dia a dia não. O que conclui é que minha pele é mista à oleosa, mas pode ser que seja ou só mista ou só oleosa. Entretanto, já serviu de base para saber cuidar dela melhor do que antes. 
 Agora vamos para as dicas! ♥




Antes de mais nada, lembre-se: se você fez uso de maquiagem, antes de seguir qualquer passo a passo, aplique um bom demaquilante no seu rosto! Nunca pule essa etapa, pois só o sabonete não tira todos resíduos do rosto. 

Manhã► Todas manhãs de segunda a segunda faço as mesmas coisas. A ordem é:
. Lavar só com água: aprendi no canal da Patrícia, que no caso da minha pele que é bem oleosa em algumas regiões, o ideal é não lavar tanto para não ocorrer o famoso efeito rebote. Então, eu lavo só com água durante a manhã;
. Tonificar: Uso a água micelar no lugar do tônico adstringente, pois o considero mais agressivo para pele (por ter um pouco de álcool em sua composição). Gosto de aplicar o tônico apenas nos dias de limpeza de pele ou naqueles dias que minha pele está extremamente oleosa.
. Hidratar: para pele oleosa ou mista, o ideal é aplicar um sérum, fluido ou gel. Só pode usar algum creme se for específico para pele oleosa ou com toque seco.
. Proteger: aplico um protetor com toque seco e reaplico em média de 3 em 3 horas.
OBS: aprendi uma receitinha de tônico no canal da Patrícia, porém ainda não fiz. Quando eu fizer, pretendo intercalar a água micelar com o tônico caseiro, aplicando a água num dia e o tônico no outro. Além disso quero fazer uso da água termal também.

Tarde► Depois do meu banho da tarde, a única coisa que aplico na minha pele é a água de arroz ou chá de camomila. Numa semana uso o chá e na outra a água de arroz. Esse intercalo é muito bom para minha pele. São ótimos para hidratar e acalmar a pele, além de diminuir o aparecimento de espinhas, cravos e diminuir as manchinhas também! Uma dica muito boa, é pôr o chá em forminhas de gelo, pois além do chá dar seus efeitos para pele, estando em forma de gelo, ainda vai fechar os poros e causar um efeito melhor!


Noite► Antes de dormir, cuida da minha pele também, Sigo a seguinte ordem:
. Lavar com sabonete: eu uso o sabonete esfoliante azul da Asepxia, pois é ideal para pele oleosa. Faço movimentos circulares em cada parte do rosto por aproximadamente 1 minuto, para ter garantia que tirei toda sujeira recebida durante o dia.
. Hidratar: hidrato com um creme da Avon que gosto bastante. A lavagem com o sabonete e a hidratação são cuidados DIÁRIOS. Os que seguem abaixo, são em alguns dias da semana.
. Vinagre: embora não haja nenhum estudo comprovando cientificamente sobre os efeitos do vinagre na pele, muitas pessoas usam e recomendam. Seus benefícios são diversos, como o clareamento da pele, presença de vitaminas, controle do pH, redução da oleosidade e das acnes etc. Eu aplico apenas  nas segunda-feiras e terça-feiras, para minha pele não se sentir agredida (afinal é um ácido). Eu diluo 1 colher do vinagre com 3 colheres de água (colheres de sopa, ok?) e aplico com um algodão. Durmo e no outro dia enxáguo bastante e aplico uma boa camada de protetor solar. Nos outros dias da semana, não aplico o vinagre.
. Leite de enxofre: gosto de aplicar o leite de enxofre (o meu é da Abelha Rainha, marca que amo demais!) somente nas quarta-feiras. Aplico com um algodão e durmo. No outro dia, lavo bastante!
. Ácido: aplico uma loção que tem um pouco de ácido. Apesar de ser bem levinho, aplico somente nos dias de domingo. Não gosto de acostumar minha pele com muitos produtos que sejam mais fortes, comparados com os do cotidiano.
OBS: pretendo acrescentar o soro fisiológico na minha rotina noturna também.

1 Vez na semana► Apenas uma vez na semana (ou na sexta ou no sábado) faço uma limpezinha na minha pele.
. Lavar: aplico meu sabonete igual aplico nos outros dias (movimentos circulares por aproximadamente 1 minuto em cada parte do rosto). Em alguns dias que minha pele tá mais oleosa ou sensível, uso o shampoo Johnson no lugar do sabonete do dia a dia.
. Abrir os poros: esquento água no microondas e com ajuda de uma toalhinha, deixo esse vaporzinho agindo 5 minutos no meu rosto.
. Esfoliar: gosto de mudar as esfoliações em determinados períodos. Tem vez que uso apenas açúcar misturado com água de arroz, outras vezes uso aveia misturada com leite, outras vezes uso pó de arroz misturado com leite ou tem vezes que uso um esfoliante que tenho da Abelha Rainha. Depende muito da minha necessidade e vontade.
. Máscara: tenho costume de usar a máscara de argila verde, mas existem várias outras máscaras tão poderosas quanto!
. Tonificar: nesse dia, gosto de fazer uso de um bom tônico adstringente. Gosto de aplicar com algodão dando batidinhas e não esfregando.
. Hidratar: aplico meu hidratante de costume.
. Proteger: aplico o protetor solar.

► Para deixar essa postagem bem rica de conteúdo bacana, separei ainda 3 infográficos da internet muito bons! Se não der pra ler muito bem, abra a imagem e faça seu download.






Enfim, esse é o meu cronograma mensal de cuidados com a pele do rosto. Como falei na introdução, nem tudo está na ordem tão certa e ainda preciso consultar. Mas sinto que cuidando do meu rosto assim, minha pele já mudou e agradeceu muito. Espero que as dicas sejam úteis para você também. Beijão! =) ♥

Comentários

  1. Gostei muito :))


    Bjos
    Votos de uma óptima noite.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito das dicas, achei interessante chá de camomila no rosto, vou aderir
    Beijos!!!
    Trend em Destaque
    Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tô até precisando preparar meu gelinho de chá agora... hahaha é mara!

      Excluir
  3. Nossa que artigo fantástico, por isso que estou quase todos os dias visitando e lendo seus artigos. Porque sempre tem conteúdos interessantes e de qualidade.

    Beijos💋💋!!

    Meu Blog: Ganhadores do Vida Cap

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Voltar ao topo