Como adquirir o autocuidado- dicas para 2020 e para a vida! 🧡

Oi pessoal! Autocuidado se define como uma prática de saúde que implica cuidar de si mesmo, mais especificamente da saúde mental.  Você sabe cuidar de si mesmo? No post de hoje, irei abordar sobre esse tema e maneiras de adquirir o autocuidado não só em 2020, mas em toda sua vida! 





Um pouco mais sobre autocuidado

O autocuidado anda lado a lado com a autoestima. A autoestima é a forma como nos vemos e valorizamos. A relação das mesmas é direta, uma vez que uma pessoa com autoestima elevada, sabe cuidar bem de si mesma. Caso a pessoa tenha baixa autoestima, significa que ela não sabe se cuidar como deveria.


Benefícios do autocuidado

Embora existam vários benefícios, vou citar apenas os 5 melhores e mais poderosos!

1- Aumenta nossa autoestima: nos vemos com mais amor e colocamos em prática atitudes que levantem nosso ego;
2- Aumenta nossa autoconfiança: por você se conhecer melhor, você aprende e supera suas limitações, aceita desafios e sabe se impôr com mais facilidade e sabedoria;
3- Colabora no processo de autoconhecimento: você aprende sobre seus defeitos e como melhorá-los, além de valorizar e reconhecer suas qualidades;
4- Previne doenças e problemas na saúde: por você estar sempre atento ao seu corpo, você sabe quando algo vai mal e procura ajuda médica;
5- Muda seu mindset: esse termo se refere a forma de pensar e ver as coisas. Quando você pratica o autocuidado, seu padrão de pensamentos e crenças mudam e se tornam mais positivos.


Finalmente: passo a passo para adquirir o autocuidado

Como qualquer outra coisa em nossa vida, o autocuidado não é uma prática que você vai adotar hoje e mudar sua vida completamente amanhã. Requer tempo, paciência e dedicação. Para pôr o autocuidado em prática e sentir seus resultados você deve:

1- Analisar como você está atualmente: quais são suas melhores qualidades e defeitos mais complicados? Analisar quem você é ou como está atualmente, te fará refletir sobre quais mudanças você deve ou deseja aplicar em si mesmo.
2- Analisar como você vive atualmente: você tem sonhos e objetivos? Você tem desejos? O que você faz no seu dia a dia que te aproxima do que quer? Ou não faz nada? Reflita sobre onde está e onde gostaria de estar. Através disso, crie novos hábitos, mude padrões de pensamentos, busque situações novas e faça o que estiver no seu alcance para ter a vida que deseja.
3- Ter consistência: não deixe de pôr em prática as medidas necessárias por procrastinação. Tenha consistência e sempre lembre que no final, você se sentirá orgulhoso de si mesmo.
4- Buscar por motivação: a motivação não continua, ela costuma acabar no meio do trajeto. Não espere nascer uma semente de motivação em você... procure você mesmo por fontes de motivação. Pode ser algum filme com mensagens positivas, pode ser com frases ou vídeos inspiradores da internet... Você que sabe! No final do post vou deixar várias imagens do Pinterest para você baixar caso se interesse!


Dicas de autocuidado

1- Mexa o corpo: busque fazer alguma atividade que mexa seu corpo. Pode ser caminhada, corrida, aeróbicos, natação, dança, yoga...
2- Medite: a meditação nos ajuda relaxar e ser mais calmos. Tem diversos benefícios. Apenas 5 minutos por dia faz toda diferença!
3- Tome sol: a melhor e maior fonte de vitamina D! Pelo menos uma vez na semana, sente lá fora e tome um sol no horário saudável. O contato com a natureza é muito terapêutico!
4- Crie o hábito de ler: escolha um momento no dia e leia. Essa prática aumenta nossa capacidade de memória e criatividade, amplia nossa mente e enriquece nosso vocabulário.
5- Crie uma rotina de skin care: todos dias, cuide bem da sua pele, com produtos específicos para ela. Você também pode criar outras rotinas de cuidado, como com seus cabelos, unhas...
6- Escute e veja coisas positivas: saia um pouco do ambiente que só tem notícias e conversas negativas e escute músicas e veja na televisão coisas que irão te agregar algo positivo!
7- Esteja com boas pessoas: evite ficar tempo demasiado com pessoas tóxicas que sugam sua energia.
8- Diga não: não precisa estar sempre querendo dizer sim e agradar à todos. Você em primeiro lugar!
9- Saia da rotina: faça coisas novas e diferentes, acompanhado ou não! Vá num lugar novo, saia para almoçar ou tomar um sorvete etc.
10- Se mime mais: você com certeza faz vários agradinhos para quem ama né? Mas e para você? Faz quanto tempo que você não toma aquele banho cheiroso, faz aquele jantar gostoso só pra si mesmo ou compra um presente que desejava? Então passe a fazer mais isso!


Conclusão

Não é difícil pôr o autocuidado em prática. Com bastante dedicação, você aprende administrar melhor seu tempo e cuidar mais vezes de você. Tenho certeza que depois de colocar o autocuidado na sua rotina, sua vida dará uma grande mudada! 

►Imagens que falei: 







Gostaram do post? Me conta aqui qual dica você mais curtiu! ♥

Comentários

  1. Nossa incrível essas dicas,acho mega importante a gente começar o ano,com uma proposta clara de se amar mais,de respeitar nossos valores e dos que nos cercam.São pequenos detalhes que podem ajudar a encarar com alegria mais 365 dias de aventuras,bjus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aí, disse tudo! Começar o ano com positividade, se cuidando, é demais... melhor que isso, é continuar nessa vibe a vida toda! :)

      Excluir

Postar um comentário

Voltar ao topo