Como se proteger do Novo Coronavírus e evitar que o mesmo se espalhe!

Oi pessoal, como vocês estão? O Novo Coronavírus está acarretando em muitas mortes e sofrimentos, por isso fica difícil manter uma vibração positiva... Hoje quero compartilhar um pouco sobre esse mal e indicar maneiras de se proteger e evitar que outras pessoas peguem essa doença. Além disso, vou comentar sobre nossa saúde mental em relação aos ocorridos e tragédias!






O que é o novo Coronavírus?

"É um novo vírus que tem causado doença respiratória pelo agente coronavírus, com casos recentemente registrados na China. Importante saber que os coronavírus são uma grande família viral, conhecidos desde meados de 1960, que causam infecções respiratórias em seres humanos e em animais.
Geralmente, infecções por coronavírus causam doenças respiratórias leves a moderadas, semelhantes a um resfriado comum. Alguns coronavírus podem causar doenças graves com impacto importante em termos de saúde pública, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS), identificada em 2002 e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS), identificada em 2012."

► Trecho acima tirado do site CONASS (clique aqui para acessá-lo).

Como o Coronavírus é transmitido?

Através de contato com outras pessoas ou materiais/substâncias contaminadas (saliva; espirro; tosse; catarro; toque ou aperto de mão; contato com itens contaminados, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos).

Quais são os sintomas? Existe tratamento?

São sintomas bem semelhantes à um resfriado ou gripe comum. Exemplo: tosse, dor de garganta, febre, dificuldade em respirar...
Caso for apresentado os sintomas anteriores, é importante buscar ajuda de um médico. Não existe um tratamento tão específico, porém, se detectado, é indicado o consumo de muita água, repouso, isolamento e uso de analgésicos e antitérmicos para aliviar dores.

Como se prevenir e evitar que esse mal se espalhe?

Se você tomar medidas de cuidado consigo mesmo, estará ajudando os demais. Então:

1- Tome muita água, deixe seu corpo hidratado e sua imunidade ok. O Coronavírus ataca principalmente pessoas com imunidade baixa, então tome cuidado com isso.
2- Para elevar sua imunidade, invista em alimentos como: frutas cítricas (limão, laranja, acerola, kiwi...), vegetais verdes escuros, gengibre, mel, própolis, tomate, ômega 3, iogurte natural, entre outros. 
3- Lave bem suas mãos: lave bem suas mãos, SEMPRE que puder. Uma dica é enquanto lavar sua mão, rezar o Pai Nosso, pois o tempo médio da oração é de 1 minuto (tempo que é indicado lavar as mãos). Além de se cuidar, você vai estar aumentando sua espiritualidade! :)
4- Use álcool em gel repetidas vezes, principalmente se tiver contato com a rua, objetos etc. Para turbinar os efeitos da lavagem das mãos, passe álcool em seguida.
5- Tenha empatia e saiba se colocar no lugar do outro. É interessante sim fazer uma estocagem de gás, água, itens de higiene e alimentos, mas sempre pense no próximo que também irá precisar.
6- Se você tem algum vizinho ou conhecido idoso, se ofereça para sair no lugar dele. Sabemos que pessoas doentes, idosas, gestantes e lactantes são os maiores grupos de risco, então se esse idoso precisa sair para comprar um alimento ou remédio, faça isso por ele. Assim você evita que essa pessoa adoeça e consequentemente, estará cuidando de você também, pois quanto menos doentes, menos risco do mal se espalhar. Se ofereça também para outras pessoas do grupo de risco!
7- Não saia de casa, a não ser que seja obrigado ou urgente (comprar remédio, hospital, fazer compra de alimentos ou trabalhar, caso seu trabalho não tenha te liberado). Nesse caso, tenha todos os cuidados que citei acima, principalmente a do álcool em gel. Use-o sempre que sair de um local para outro, após tocar em objetos etc.
8- Mantenha 1 metro ou mais de distância das pessoas e não toque, abrace ou beije. Um simples aceno, sorriso ou um "oi" a distância, já é uma maneira de se prevenir, prevenir o outro e, claro, ser gentil e simpático.
9- Use um lenço descartável para tossir, espirrar ou assoar o nariz, depois jogue-o fora imediatamente. Caso você não tenha um com você, use seus braços para se proteger e proteger os demais.
10- Evite levar sua mão para seu rosto, nariz, boca e olhos.
11- Mantenha os ambientes ventilados, evite locais fechados ou cheios.
12- Evite ter muito contato com animais.

Como manter a saúde mental em meio a tantas negatividades?

Informação nunca é demais, então busque sempre se manter por dentro e compartilhar isso com outras pessoas. Afinal, quanto mais gente informada, menos risco todos terão.
Mesmo sendo importante e imprescindível saber sobre o Coronavírus e espalhar notícias, nossa mente uma hora se sente mal em meio a tanta notícia negativa. Por isso, busque:

13- Evitar ouvir ou ver notícias o dia inteiro sobre mortes.
14- Mandar luz e fazer oração para todos, principalmente pessoas e lugares mais atingidos.
15- Se divertir mesmo em casa, fazendo o que gosta. Aproveite esse momento para se conhecer melhor, cuidar de você, ver séries e filmes que você queria assistir a tempos, pôr aquele curso online em dia ou começar um, treinar um novo idioma, aprender algo novo, cantar, dançar, ouvir músicas, cozinhar coisas novas, ler mais vezes...


Se todo mundo tiver consciência, responsabilidade e empatia, o Coronavírus vai acabar MUITO mais rápido! Não pensem que é porque estamos no Brasil que estamos bem, pois todo mundo corre risco. Faça a sua parte! 

Comentários

  1. Bem, esperamos que todos respeitemos as regras de segurança e higiene. Gostei de a ler! :)

    -
    A fé atravessa-nos o pensamento cruel
    -
    Beijos e uma excelente noite!

    ResponderExcluir
  2. Esse post é de utilidade pública, eu amei
    Charme-se

    ResponderExcluir
  3. Muito importante conscientizar as pessoas sobre o COVID-19, eu só quero acordar e isso tudo ter acabado, obrigada por compartilhar essas dicas, espero que cada um esteja realmente fazendo a sua parte! Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! Eu também estou doida pra que isso acabe...

      Excluir

Postar um comentário

Voltar ao topo