Equilíbrio emocional- como desenvolver?

Para ter uma vida plena, feliz e repleta de realizações em todas áreas, devemos aprender desenvolver o equilíbrio emocional. Sem ele, nos sentimos frustrados, ansiosos e não realizamos nada. Se você deseja mudar sua vida, continue lendo este post!





 O equilíbrio emocional é a capacidade de nos controlarmos: controlar as emoções, mesmo diante dificuldades. O equilíbrio emocional é a chave da saúde mental. Entende como é importante?
 Através dele, conseguimos aprimorar o autoconhecimento e ser autoconfiante, enfrentar obstáculos e diminuir a ansiedade.


Dicas para construir e manter um bom equilíbrio emocional:

1- Reflita sobre seus problemas: será que eles realmente valem tanto assim? Valem sua noite mal dormida, seu estresse, sua ansiedade, seus medos e inseguranças? Dependendo, saiba relevar e ligar menos para amenidades. Caso seja algo maior, busque sempre encontrar um aprendizado naquela situação e busque encontrar maneiras de solucionar ou aceitar aquilo pelo seu bem.

2- Foque no aqui e agora: costumamos viajar no tempo, pensar muuuito no passado ou futuro. Mas vamos pensar racionalmente:
- O passado tem como mudar?
NÃO!
- Temos 100% de controle sobre o que irá nos acontecer futuramente?
NÃO!
Lembre-se das coisas boas e seja grato por elas, tente evitar erros e aprenda com seus problemas passados... mas não queira mudar o passado, pois isso é impossível. Além disso, foque sempre em coisas grandiosas e positivas. Foque no que deseja atingir como se já tivesse aquilo, seja grato pelo que virá, entregue algumas coisas para o Alto. Faça o seu melhor agora, pois pode ter certeza que daqui um tempo, você terá um futuro brilhante!

3- Reveja os significados das coisas: que valor você dá pra cada situação em sua vida? Se esforce em dar valor a coisas positivas, que agregam. Será que você anda dando muita importância pra coisas que nem merecem tanta importância? Pra coisas negativas?

4- Dê uma pausa nos momentos difíceis: ocorreu aquela situação estressante ou que te deixou muito triste? Calma! Não haja agora! Respira fundo e deixe pra resolver aquilo com a mente e coração aquietados.

5- Autocuidado: desenvolver o autocuidado tem diversos benefícios, inclusive para o equilíbrio emocional. Todos os dias, separe nem que seja 15 minutos pra se cuidar. Faça exercícios físicos, coma lanches saudáveis, escute músicas, veja séries, medite, faça massagens, tenha uma rotina de cuidados faciais...

Existem várias dicas para adquirir de fato o equilíbrio emocional. Essas são as que estou pondo em prática e recomendo para vocês. Se você curtiu o post, me diga aqui nos comentários se quer uma parte 2! Beijos. 

Comentários

  1. Num momento pandémico que estamos a atravessar é muito difícil! Podemos tentar...


    -
    Eu posso...
    -
    Beijos. Uma excelente semana...Fiquem em casa.

    ResponderExcluir
  2. Sim!! É muito importante falar sobre equilíbrio emocional, principalmente nesses tempos de quarentena. Confesso que preciso falar muito disso, vivo pensando no futuro e me comparando com outras pessoas, e isso me prejudica um pouco. Acho que a ansiedade atrapalha tbm, e preciso praticar mais o autocuidado.
    Amei o post. Obrigada!!
    Quero Detalhes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Autocuidado é tudo de bom, tenta praticar todos os dias. Beijos, lindinha! ♥

      Excluir
  3. Algo que deve ser trabalhado diariamente né? Desde que conheci o hooponopono passei a ver a vida e as situações de uma forma diferente então sempre que estou passando por momento difícil, um momento de conflito interior... eu mesmo que em pensamento começo a falar dificuldade tal eu sinto muito, por favor me perdoe, eu te amo, eu sou grata, eu te abençõo e isso muda completamente o meu estado de espirito. Amei suas preciosas dicas!Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Eu já pratiquei algumas vezes e gostei muito, só tenho que passar a fazer isso diariamente. Obrigada por compartilhar a dica conosco!

      Excluir

Postar um comentário

Voltar ao topo