Benefícios das frutas para nossa saúde! -Banana, mamão, morango...

  Sabemos que as frutas são recomendadas pelos médicos e nutricionistas para nosso bem-estar e saúde, mas quais são seus benefícios? Hoje irei trazer algumas frutas e seus principais benefícios! ^^



Frutas ácidas

Também conhecidas como frutas cítricas, são riquíssimas em vitamina C e antioxidantes, além de prevenir gripes e resfriados e serem boas aliadas no fortalecimento do sistema imunológico.

Exemplos:

►Limão: Poder detox e ajuda no bom funcionamento do intestino.

►Laranja: Ajuda no controle do colesterol, no processo de digestão e em casos de constipação, especialmente se for consumida com o bagaço.

►Abacaxi: Benéfico para trato urinário e para a digestão e tem leve ação laxativa.

►Morango: Ajuda a reduzir o colesterol ruim e alguns estudos apontam que tem papel no controle de alguns tipos de câncer.

Frutas semi-ácidas

São as que contêm ácidos mais simples e mais fracos. 

►Manga: Fortalece o sistema imune, controla o colesterol ruim e ajuda na digestão.

►Maçã: Possui fibras que auxiliam no bom funcionamento do sistema digestório e também ajuda a fortalecer o sistema imune.

►Pêssego: Tem função laxativa e diurética e também auxilia a digestão.

Frutas doces

A principal característica desse grupo é o alto teor de frutose. Não devem ser consumidas em excesso, pois podem aumentar o nível de glicemia, podendo acarretar em doenças, como diabetes. Por isso, é recomendado que se consuma com alguma fonte de fibra (como aveia) ou semente (como chia e linhaça), para controlar o nível glicêmico.

►Banana: Rica em vitamina C, manganês, potássio, cobre e magnésio. Previne câimbras e oferece energia extra antes de atividades físicas, tem fácil digestão.

►Mamão: Ajuda no processo digestivo e na queima de gorduras.

Frutas hiper-hídricas

Mais de 90% da composição desses alimentos é de água. São uma ótima opção para os dias quentes e em casos de desidratação, mas não devem substituir o consumo da água propriamente.

►Melancia: Fonte de betacaroteno, vitamina C e cobre. Auxilia na hidratação e no processo de limpeza do organismo.

►Melão: Rico em betacaroteno, vitamina C, B3, potássio e cobre. Ajuda a fortalecer o sistema imune, na hidratação e na limpeza do organismo.

Frutas oleaginosas

São ricas em gorduras saudáveis e são indicadas para pessoas que precisam controlar o colesterol ruim (LDL) e aumentar o colesterol bom (HDL). Também ajudam a prevenir doenças cardiovasculares. No entanto, devem ser consumidas com moderação, por serem muito calóricas.

►Abacate: É benéfico para o fígado e para o controle dos níveis de colesterol.

►Amêndoa: Tem ação protetora contra doenças cardiovasculares.

►Nozes: Fontes de ômega 3, também têm alto teor de vitamina E, o que é importante para proteger os vasos sanguíneos e controlar a pressão arterial.

►Castanha-do-Pará:  É a maior fonte de selênio conhecida. O mineral atua na inativação dos radicais livres, ativa os hormônios da tireoide, contribui para a desintoxicação do organismo e fortalece o sistema imunológico.

►Castanha-de-caju: É boa fonte de zinco, o que ajuda a prevenir anemia. As gorduras poli-insaturadas dessa oleaginosa reduzem os níveis colesterol ruim e elevam as taxas de colesterol bom.

A dica é sempre variar, buscando se alimentar de forma equilibrada e versátil. Nenhum alimento, por mais saudável que seja, é recomendado consumir de forma excessiva. A melhor opção é sempre procurar um bom nutricionista ou médico para te auxiliar! 

Fiz meu post baseado no artigo do site Jasmine Alimentos. Clique aqui para conferir!

Espero que tenham aproveitado o conteúdo e até mais!

Comentários

Postar um comentário

Voltar ao topo