A ansiedade é um sentimento comum, principalmente diante de uma rotina agitada, cobranças internas e desafios diários. Mas a boa notícia é que existem práticas simples que podem transformar o seu dia e fortalecer sua saúde mental, ajudando a manejar essa emoção e, assim, viver com mais leveza. Hoje, quero te mostrar como montar uma rotina anti-ansiedade que acolha suas emoções, traga mais equilíbrio e te ajude a se reconectar com o presente, com base naquilo que eu faço e funciona para mim (e acredite: teste e você verá os bons resultados). Vamos juntas?
1. Comece o dia sem celular: ao acordar, evite já pegar o celular para usar redes sociais. Respire fundo, espreguice, faça seu ritual que eleve sua energia (como uma meditação, tomar sol, rezar, agradecer...) e prepare um café da manhã leve. Começar com calma e presença ajuda a regular o corpo e a mente, fazendo com que o restante do dia flua bem.
2. Crie pausas conscientes: durante o dia, faça pequenas pausas para respirar profundamente, tomar uma água com calma ou se alongar. Isso reduz o estresse e traz mais presença e produtividade para o seu dia.
3. Escolha bem o que consome: evite conteúdos que te deixam acelerada (o) ou para baixo. Prefira ouvir músicas que você gosta, podcasts acolhedores ou vídeos leves que te façam bem. Evite também fofocas e consumo de notícias negativas em excesso.
4. Mova seu corpo, mesmo que pouco: você não precisa fazer um treino completo todo dia. Uma caminhada de 10 minutos ao sol, dançar em casa ou fazer um alongamento já ajuda a liberar serotonina e acalmar o sistema nervoso. E claro, se quiser e puder se exercitar com mais atenção e tempo, melhor ainda!
5. Limite o tempo nas redes e telas: estar sempre online pode aumentar a comparação, o medo de estar “atrasada (o)” e a ansiedade social. Tente estipular horários para ficar longe do celular e focar na sua realidade. Evite também muito acesso a outros meios digitais, como televisão. Tenha autocontrole e use seu tempo de forma sadia e inteligente.
6. Converse sobre o que sente: guardar tudo para si só aumenta a carga emocional. Sempre que possível, fale com alguém de confiança ou busque apoio profissional. Você não precisa enfrentar tudo sozinha (o).
7. Se cuide mais: é claro que tudo que compartilhei anteriormente são formas de autocuidado, mas o que quero dizer aqui nessa dica é para você realmente INTENCIONALMENTE se cuidar todos os dias, com presença. Escolha alguma atividade, por mais simples que seja (como meditação diária, visualização de sonhos, automassagem, rotina de skin care, tempo de qualidade com quem ama etc) e faça por pelo menos uns 10 minutinhos. Isso vai te conectar consigo mesma (o) e diminuir toda carga emocional/mental que acabamos acumulando ao longo do dia. Sua autoestima e saúde mental irão elevar de nível!
Você merece viver com mais leveza e clareza. Criar uma rotina anti-ansiedade é um ato de amor-próprio e autocuidado. Teste as práticas que funcionam melhor pra você e vá adaptando com o tempo. O importante é dar o primeiro passo! E me conta aqui nos comentários: qual prática você vai testar primeiro?
Comentários
Postar um comentário