Autoconfiança- a chave para o SUCESSO PESSOAL!

Define-se como autoconfiança a capacidade que um indivíduo tem em confiar em si, acreditar no seu potencial e no seu poder de alcançar qualquer sonho e enfrentar qualquer desafio. Sem ela, não realizamos nada e não subimos no degrau da vida. Por isso ela é tão importante... Nessa postagem vou ensinar como você pode possuir a autoconfiança de forma simples e poderosa!




Autoconfiança= autoestima e amor próprio?

Vale ressaltar que autoconfiança não é o mesmo que autoestima e amor próprio. São 3 conceitos diferentes, porém, interligados. Se você possuir uma boa autoconfiança, consequentemente conseguirá possuir uma autoestima e amor próprio melhor.

Por que nos tornamos inseguros?

Algumas razões nos levam a perder a confiança em si mesmo (a) e às vezes nem percebemos. São várias causas, porém as mais populares são:
- Ansiedade
- Timidez
- Cobranças
- Competições
- Comparações
- Histórico familiar
Alguém que possua uma ou mais das características acima, costuma ter dificuldade em acreditar em si mesmo. Ajuda profissional pode ser necessário!

Como finalmente ser autoconfiante e seguro (a) de si? 

Não é uma coisa que você irá conquistar da noite pro dia, mas que com bastante dedicação, trará resultados positivos diariamente.

1- Cuide do corpo: melhorar sua capacidade e aparência física, te trará mais segurança para lidar com pessoas e situações aparentemente "difíceis". Além disso, cuide de você todos os dias: treine, arrume seu cabelo, tenha uma rotina de cuidados faciais, se alimente de forma saudável etc. O nosso corpo é a nossa casa e por isso merece ser bem cuidado!

2- Saia da zona de conforto: no final de 2019 fiz um desafio de 20 dias nos stories do meu instagram para se preparar para 2020. Em um dos desafios, publiquei um pequeno manual de como sair da zona de conforto. Se quiser conferir, está salvo no destaque "Desafio 02".
Sair da zona de conforto é essencial para poder aprender perder o medo por situações pequenas. Comece trocando por apenas 1 ou 2 dias o trajeto para seu trabalho ou colégio, aprenda um novo hobby, leia um livro ou assista um filme de um gênero que nunca experimentou, vá para um lugar diferente, experimente um novo tempero ou prato de comida, entre outros.



3- Meditar: quando você medita, você se conecta com seu "eu" mais profundo. Através dessa prática, você se conhece melhor e possui mais calma. Por isso a meditação é muito boa para ser autoconfiante. Inclusive, você pode pesquisar por meditações guiadas que fale exatamente sobre autoconfiança, timidez, resolvendo problemas do passado etc.

4- Mindset positivo: já falei bastante para vocês sobre mindset e vou continuar falando (aprendi isso com uma youtuber maravilhosa- Mariana Menezes) hahahaha. Quando você pensa positivo, você manda para o universo e para vida, que deseja coisas boas e com isso, você atrai. Evite reclamar, ficar na inércia (procrastinação) e pensar no pior.

5- Admire suas qualidades: costumamos focar só nos defeitos, mas nunca nas qualidades, não é mesmo? A partir de hoje, foque nas suas conquistas e qualidades. Pense e se admire por ser bom (boa), inteligente, dedicado (a), espontâneo (a)...

6- Se planeje: isso é essencial para alcançar seus objetivos! Se planeje com inteligência e antecedência. Se prepare para aquela prova que irá fazer, para sua apresentação, o que for! Assim na hora, você não sentirá tanto medo e insegurança.

7- Não se compare: cada um possui suas particularidades, qualidades e defeitos. Por mais clichê que seja, você é único (a)! Então, siga o passo 5 nessa etapa também e não compare sua vida e essência com outra pessoa. Lembre-se também, que cada um tem seu tempo para se realizar. Sua hora vai chegar!

8- Se vista melhor: use roupas que te deixem confortável, mas elegante também. Tu não precisa estar sempre 100% bem arrumado (a)... basta se vestir com uma roupa limpa e que não desvalorize seu corpo. O mesmo vale para maquiagem e penteados!

9- Cuidado com a linguagem corporal: quando você fica corcundo (a), cabisbaixo (a), cabeça baixa, com braços cruzados e andando com muita correria, você transmite aos outros a mensagem que é inseguro (a). Então, ande nem rápido ou devagar demais, mas de forma tranquila. Além disso, erga seu corpo e faça contato visual quando necessário.

10- Se livre de coisas tóxicas: isso vale para pessoas, lugares, situações... Se livre do que te faz ficar triste, estressado (a) demais e frequentemente, pra baixo, inseguro (a) ou com sentimento de inferioridade. Desfaça laços desnecessários com algumas pessoas, pare de frequentar lugares nocivos (ou diminua pelo menos a quantidade de vezes que frequenta), diminua uso de redes sociais e exclua pessoas que demonstrem serem sempre perfeitas.

São essas as 10 dicas super poderosas que escolhi para vocês e que inclusive estou pondo em prática e focando bastante em 2020! Um beijo, obrigada por estar lendo até aqui e até a próxima! ♥

Comentários

  1. Adorei as dicas! Me identifiquei muito! De fato foram coisas que fiz quando comecei a amadurecer nos últimos anos e me tornei mais confiante. Então essas dicas realmente funcionam <3

    ResponderExcluir
  2. Oi,são dicas muito importantes.Confiar em si mesmo é determinante para se conquistar o que queremos.Sempre digo para minha filha que ela não deve se importar com o julgamento dos outros,muitas das vezes carregados de frustrações e preconceitos.Deve sempre evitar comparações ,pois cada pessoa é única e todos temos nossa importância,é uma questão de aprender a gostar de si mesmo.Ótimo artigo,parabéns.bjus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que fofo o seu comentário! Me parece ser uma mãe muito carinhosa! ^^ ♥

      Excluir
  3. Oi
    Eu adorei a dica 😊 tive ansiedade e isso me atrapalhou muito, mas hoje já consigo controlar.. Temos sempre que acredita e seguir em frente

    ResponderExcluir
  4. Devemos ter autoconfiança em tudo que fazemos. Adorei seu post

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem? Que texto mais incrível. Muitas pessoas não conseguem ser produtivas no dia a dia. Muitas delas pensam não ter conhecimento, capacidade ou formação adequada. Mas o que faz diferença é justamente ter autoconfiança, saber do que se é capaz. E buscar melhorar diariamente. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Voltar ao topo