20 Dicas para aumentar a AUTOESTIMA + FRASES! 💖

A autoestima é definida de acordo com o Google como " qualidade de quem se valoriza, se contenta com seu modo de ser e demonstra, consequentemente, confiança em seus atos e julgamentos". Baseado nisso eu te pergunto: Você tem uma boa autoestima? Se não, esse post é para você! 




►Antes de mais nada quero ressaltar que autoestima tem um grande laço com autoconfiança e amor próprio. Embora estejam super ligados, essas 3 coisinhas possuem diferenças sim! Já fiz alguns posts com esses temas, caso queiram conferir é só clicar nos links abaixo.

14 Frases sobre amor próprio
Tenha uma autoestima inabalável- 3 dicas
Exercícios diários de amor próprio
Como se amar de verdade
Como parar de se comparar com os outros
Como desenvolver a autoconfiança dentro e fora de um relacionamento
Não se compare, você é lindo (a) como você é!

Hoje quero falar de autoestima, mas se vocês quiserem mais posts com esse tema ou com tema de autoconfiança ou amor próprio, me contem aqui! 🥰

►A baixa autoestima exclui a autoconfiança que precisamos ter. Podem ter várias causas, ganhando destaque:
. Cobranças internas ou externas;
. Competições;
. Críticas;
. Estereótipos e padrões implantados pela sociedade;
. Questões de infância;
. Rejeições;
. Traumas;
. Comparações;
. Relacionamentos fracassados etc.

►Para conquistar uma autoestima inabalável e se curar das questões citadas anteriormente, você precisará seguir as dicas a seguir. Se ainda não for o suficiente, busque ajuda de um bom psicólogo.
Agora sim, vamos para as dicas!

1- Decifra de onde vem a baixa autoestima:
Eu citei alguns exemplos de causas mais comuns da baixa autoestima. Analise se algum deles pode ser o seu caso. Decifrou? Agora vamos para a segunda dica!

2- Deixe pessoas e situações tóxicas de fora da sua vida:
Se sua baixa autoestima tiver relação com fatores externos, corte pessoas e situações que você sabe que te fere de alguma maneira. Só assim conseguirá viver feliz! Caso sejam pessoas realmente muito importantes para você, busque conversar com elas ou se atingir menos com suas negatividades.

3- Corte as vozes negativas:
Comumente dizemos coisas terríveis para nós mesmos, não é? Então toda vez que vier um pensamento negativo sobre você mesmo, diga "CANCELADO" e pense em algo positivo. Imagine que aquele pensamento ruim foi um lembrete amigável para você lembrar de se amar mais. Corte pensamentos de culpa, competição, inveja, crítica, medo...

4- Foque no presente:
Muitas vezes pensamos demais no passado- nas coisas que deixamos de fazer ou deveríamos ter feito, no que alguém fez conosco e por aí vai. O mesmo acontece para o futuro- pensamos se vamos conquistar o que sonhamos, se aquela pessoa que amamos realmente continuará conosco... Lembre-se que a vida acontece aqui, no presente. Não viaje no tempo. Enquanto estiver exercendo tarefas por mais simples ou rotineiras que sejam, foque nelas.

5- Faça meditação:
Essa técnica tem me ajudado bastante! Todos os dias, separe pelo menos 10 minutinhos e faça uma meditação (no Youtube mesmo tem várias opções). Se o tema for em relação a autoestima, melhor ainda. Treine consistentemente seu foco e atenção para o presente, esvazie sua mente de preocupações e respire com consciência.

6- Afirme coisas positivas:
Se olhe no espelho pelo menos uma vez no dia e faça afirmações em voz alta ou em pensamento sobre si mesmo. Pode parecer forçado, mas quanto mais você treinar, mais natural será.

7- Liste suas qualidades:
Faça uma lista das suas melhores qualidades e leia esta lista sempre que quiser. Pode ser que sua autoestima esteja super baixa e seja difícil encontrar alguma qualidade. Então segue abaixo alguns exemplo:
. Sou corajoso (a);
. Sou forte;
. Sou inteligente;
. Tenho uma fé inabalável;
. Sou grato (a) mesmo quando tudo vai mal;
. Tenho um cabelo bonito;
. Minha pele é macia;
. Minhas unhas são bonitas;
. Meus olhos têm uma bela cor;
. Sei cantar bem;
. Sou dedicado (a);
. Sou estudioso (a);
. Tiro notas boas na escola;
. Sou cercado (a) de pessoas gentis etc.

8- Aceite elogios:
Uma tendência que pessoas sem autoestima possuem, é de ficar recusando elogios. Se alguém te diz algo positivo, você sempre retruca o que a pessoa disse. Aceite mais vezes os elogios e fique feliz por eles!

9- Se transforme em sua melhor versão:
Uma coisa que anda me ajudando demais é buscar ser meu melhor "eu". Tenha um caderno apenas sobre "Desenvolvimento e crescimento pessoal" e trace objetivos para você conquistar. Quanto mais próximo você estiver da sua melhor versão, mais satisfeito consigo mesmo ficará.

10- Celebrar conquistas:
Para cada  coisa simples ou grande que você conquistar, celebre! Quanto mais você apreciar suas vitórias, mais vontade sentirá de fazer algo novo por você mesmo.

11- Perdoe-se:
Perdoe-se pelos seus erros, pelo passado e por tudo que você ainda se julga. Perdoar é essencial para viver em paz!

12- Cuide de você diariamente:
O autocuidado é super importante, inclusive já fiz alguns posts sobre (se quiser acessar meu último post sobre autocuidado, clique aqui). Separe um momento do dia para se cuidar: faça uma limpeza facial, aplique hidratante pelo corpo, escute músicas, faça algo que você goste...

13- Pratique exercícios:
Quando você faz atividades físicas, libera endorfina: um hormônio que promove felicidade, bem estar e conforto. Além disso, ver seu corpo mais bonito e saudável, aumenta significativamente sua autoestima e consequentemente, sua autoconfiança.

14- Cerque-se de pessoas do bem:
Ficar do lado de pessoa que te motivam e alegram faz muito bem para nossa autoestima.

15- Se preocupe mais com sua higiene:
Tomar um bom banho, escovar os dentes, pentear o cabelo... Tudo isso reflete diretamente na forma como você se enxerga.

16- Cuidado com a postura:
Quando você fica com braços cruzados, corcunda ou algo do tipo, transmite aos outros a mensagem que não se ama e nem confia em você mesmo (a). Portanto, ande de cabeça erguida, com uma boa expressão facial e ereto (a)!

17- Não se compare:
Se comparar com os outros é o primeiro e grande passo para o fracasso e infelicidade. Pare de comparar seu corpo com o da (o) sua (seu) amiga (o), pare de achar que aquela (e) prima (o) é mais especial que você...  Somos únicos e é essa a graça de sermos nós mesmos!

18- Não queira competir:
Bem semelhante a dica 17, não queira competir, pois cada um é cada um. Além disso, cada um tem seu próprio tempo para realizar sonhos.

19- Cuidado com as redes sociais:
Normalmente são cheias de negatividade ou "pessoas perfeitas". Pare de seguir quem não te agrega e passe menos tempo usando redes sociais. Viva na vida real, com pessoas reais!

20- Desenvolva novos hobbies:
Encontre atividades que te dão prazer e ponha em prática diariamente. Pode ser: leitura, ouvir música, dançar, ficar em contato com a natureza. Só você quem sabe!


► FRASES MOTIVACIONAIS: Se achar necessário, coloque-as como papel de parede do seu celular ou imprima e cole na parede do seu quarto. Lembrando que não são de minha autoria. Se for sua, favor avisar para eu remover ou pôr créditos!









E aí pessoal, gostaram? Sigam todas as dicas direitinho, pois posso garantir que terão um resultado incrível! Um super beijo e obrigada por terem lido até aqui! ♥

Comentários

  1. Oi,tudo bem ?

    Nossa, amei o post ! Quando a gente começa a ler as dicas, já vai ficando motivada e focada...ao final nos sentimos bem. Arrasou na postagem !

    ResponderExcluir
  2. Eu amei seu post,adorei as frases,muitas pessoas tem a autoestima baixa e isso pode levar a algo pior, todas as dicas que postou são muito importante para se seguir,quando a autoestima esta lá pra baixo.

    ResponderExcluir
  3. oi,são dicas preciosas,as vezes palavras podem mudar tudo ao nosso redor.Gostei das dicas e muitas delas até escrevi em meu caderno para sempre lembrar de usar em minha vida e na vida das pessoas a minha volta.bjus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom! Escrever fixa o conteúdo na nossa mente e, com isso, aprendemos mais! ♥

      Excluir
  4. oi!
    Que legal :D eu adorei, e as frases são maravilhosas, vou pegar algumas para mim ;)

    ResponderExcluir
  5. Esse post vai ajudar mta gente que tem baixa autoestima

    ResponderExcluir
  6. Olá,

    Tenho sérios problemas com a minha autoestima e muitas vezes ela está muito baixa por várias questões. Então, já gostei muito deste post e dessas dicas em relação a autoestima, pois é algo que sei que posso começar a aplicar na minha vida e que com certeza vai trazer alguns benefícios. Tirar as pessoas tóxicas da nossa vida é um dos passos mais importantes. Parabéns pelo post, muito bom!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alice, espero que essas dicas te ajudem não só agora, como daqui pra frente. Um beijo querida! ♥

      Excluir
  7. Oie, tudo bem? Que post mais amorzinho. Falar sobre autoestima é sempre delicado. Algumas pessoas sempre confundem com outros sentimentos. Acredito que quando fazemos coisas por nós mesmos, quando nos tornamos seres humanos melhores a segurança em nós mesmos só tende a melhorar. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso Érika, disse tudo! Se cuidar e buscar ser sua melhor versão é muito importante! ♥

      Excluir

Postar um comentário

Voltar ao topo